Editoras brasileiras prospectaram mais de US$ 2 milhões em novos negócios com empresas internacionais
PublishNews, Redação, 19/12/2023
Resultado é referente ao segundo semestre de 2023, quando ocorreram a 4ª Jornada Profissional e as Feiras de Frankfurt e Sharjah

Nos últimos meses de 2023, a participação brasileira em eventos nacionais e internacionais com editores do mundo todo gerou um total de US$ 2,1 milhões em negócios fechados e expectativas para os próximos meses para as empresas participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“Como presidente da Câmara Brasileira do Livro, é gratificante testemunhar os excelentes resultados alcançados pelas editoras brasileiras ao negociar direitos autorais em eventos internacionais”, afirma Sevani Matos, em nota. “Essa conquista não apenas destaca a qualidade e diversidade de nossa produção literária, mas também fortalece a presença do Brasil no cenário global. Estamos orgulhosos de ver nossas histórias, nossa cultura e nossos autores ganhando reconhecimento e espaço além das fronteiras, contribuindo para um intercâmbio literário enriquecedor”, conclui.

Para Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, o compromisso do projeto em facilitar essas conexões e criar pontes entre os talentos literários brasileiros e oportunidades além-fronteiras se reflete nos resultados obtidos neste último semestre. Segundo ela, esses indicadores não só ressaltam o valor das narrativas brasileiras, mas também evidenciam o êxito da colaboração entre editoras nacionais e parceiros internacionais, marcando um capítulo cada vez mais promissor na história da literatura brasileira em âmbito mundial.

Confira abaixo, em detalhes, as ações promovidas pelo Brazilian Publishers nos eventos nacionais e internacionais que contribuíram para esse resultado.

4ª Jornada Profissional

Realizada entre os dias 30 e 31 de agosto durante a Bienal do Livro Rio, a quarta edição da Jornada Profissional resultou em mais de US$ 700 mil em novos negócios, entre vendas de direitos autorais (US$ 200 mil) e expectativas para os próximos meses para as editoras participantes do Brazilian Publishers.

A iniciativa contou com a participação das empresas brasileiras Ciranda Cultural, Devir, Cafezal, Voz de Mulher, Ler Editorial, Caraminhoca, Blucher, LCG Editora, Quase Oito, CLB Produções, Eiros, AllBook, Charme, Abroad Books, Árvore, BIBLIEx – Biblioteca do Exército, Biruta, CEDIC Internacional – BomBom Books, Editora do Brasil, Elementar, FTD Educação, Global Editora, LVM Editora, Melhoramentos, Pallas Editora, Panda Books, Pingo de Luz, Prêmio Internacional Destaque Nordeste, Rua do Sabão, SESC SP, Telos Editora, UNESP e VR Editoras.

Durante as mais de 320 reuniões de negócios realizadas, os editores brasileiros tiveram a oportunidade de negociar a venda de direitos autorais diretamente com representantes de empresas do mundo todo, como Fundalectura (Colômbia), Penguin Random House Colômbia (Colômbia), Instituto Português (Eslováquia), Trinta Zero Nove (Moçambique), Al Arabi Publishing (Egito), Interzona (Argentina), AZ Editora (Argentina), Rey Naranjo (Colômbia), Cinco Books (Estados Unidos), Secretaria de Educação Pública do México (México), Xact Books (Índia), Prakash Books (Índia) e VR Editora (Argentina).

Feira Internacional do Livro de Sharjah

A 13ª Conferência de Editores, evento que antecedeu a 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF), ocorreu entre os dias 29 e 31 de outubro com a participação de figuras proeminentes do mercado editorial de 105 países. A participação brasileira no encontro gerou US$ 80 mil em acordos fechados e expectativas de novos negócios para os próximos 12 meses para a delegação composta por nove profissionais do mercado literário brasileiro.

Representaram o Brasil: Gustavo Faraon (Dublinense), Laura Di Pietro (Tabla), Leonardo Amaral (Rua do Sabão), Ana Margarida Lima Cartaxo (Roça Nova Editora), Antonio Erivan Gomes (Telos Editora), Graziella Beting (Carambaia), Barbara Ferreira dos Reis (Aleph), a agente literária Juliana Farias e Rayanna Pereira, coordenadora do BP.

Feira do Livro de Frankfurt

A Feira do Livro de Frankfurt, entre os dias 18 e 22 de outubro, resultou em mais de US$ 1,32 milhão em novos negócios, entre acordos fechados e expectativas para os próximos 12 meses, para as 24 empresas brasileiras participantes. A viagem e o estande brasileiro no evento foram promovidos pelo Brazilian Publishers.

Fizeram parte da delegação as empresas Árvore, Bom Bom Books, Callis, Ciranda Cultural, Clube de Autores, EDUSP, Faro Editorial, Girassol, Global Editora, Lux Editora, Melhoramentos, Mil Caramiolas, Online Editora, Ôzé, Pé da Letra, Pergunta Fixar, Revista Internacional Destaque Nordeste, Ronaldo Andrade, SENAC SP, SESC SP, Todavia, UNESP, Viajante do Tempo, VR Editora. Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 nas categorias Poesia e Livro do Ano; Sevani Matos, presidente da CBL; Karine Pansa, diretora da CBL e presidente da International Publishers Association (IPA); Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers; e Ana Claudia Paiva, analista de relações internacionais do projeto, também estiveram presentes.

A agenda do estande brasileiro nesta edição contou com diversos eventos. Começando por um matchmaking acompanhado de um café da manhã, no dia 18. Na mesma data, Sevani participou de um painel do Publishing Perspectives Forum, enquanto Karine marcou presença em encontros como "Sustainability Summit" e "Freedom to Publish".

A descontraída Caipirinha Hour, que aconteceu no dia 19, reuniu mais de 700 profissionais de todo o mundo em um ambiente de happy hour. E no dia 20, a autora Luiza Romão encantou a plateia com uma apresentação envolvente de sua obra Também guardamos pedras aqui (Nós). Tanto o matchmaking quanto a caipirinha foram realizadas em parceria com o MVB e com o SP Invest.

[19/12/2023 10:00:00]