O número leva em conta a projeção de negócios gerados graças à participação das dez empresas paulistas selecionadas para o evento: Boom Boom Boocks, AzuCo Publicações, SPVI BOOKS | Editora, Editora Mundaréu, Faro Editorial, Ciranda Cultural Editora e Distribuidora, Primavera Editorial, Afluente Art Editora, VR Editora e Instituto Mojo de Comunicação Intercultural.
Essa foi a 15ª missão do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com os objetivos promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o Estado, o projeto leva empresas paulistas para os principais eventos internacionais de setores como audiovisual, literatura, música, tecnologia, games e inovação.
Após o sucesso do primeiro ano do programa, quando a projeção de negócios passou de R$ 500 milhões, com a geração de mais de oito mil empregos, o Governo de São Paulo anunciou, em outubro, a prorrogação do CreativeSP por mais cinco anos, com um investimento de R$ 33 milhões. A expectativa é que a nova fase do programa movimente até R$ 2 bilhões.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Para 2024, já estão previstas sete missões:
- Berlinale (Alemanha)
- SXSW (EUA)
- Games Developer Conference (EUA)
- Festival de Cannes (França)
- Gamescom (Alemanha)
- Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)
- Web Summit (Portugal)