Apanhadão: Rio de Janeiro perdeu 60 livrarias em seis anos
PublishNews, Redação, 11/12/2023
Por outro lado, cidade viu lojas de bairro e novos modelos de negócio crescerem

Livraria Galileu no Largo do Machado anunciou seu fechamento | © Reprodução
Livraria Galileu no Largo do Machado anunciou seu fechamento | © Reprodução
O g1 Rio fez um mapeamento das livrarias na capital fluminense e constatou que o Rio perdeu 60 livrarias em seis anos, mas viu lojas de bairro e novos modelos de negócio crescerem. Segundo a Associação Estadual de Livrarias, em 2017 a cidade contava com 204 lojas e hoje tem 144. O fechamento de redes como a Saraiva e pandemia fizeram os livreiros pensarem em alternativas.

O Diário do Comércio entrevistou o livreiro Samuel Seibel, da Livraria da Vila, vencedor do prêmio Proost Rodovalho, da Associação Comercial de São Paulo. "Tem que acreditar no negócio, arregaçar as mangas e trabalhar muito. Não tem milagre, no varejo principalmente. E ficar muito atento a tudo, pensando e fazendo as coisas por causa do cliente", disse na entrevista. "O ser humano é sociável, quer se encontrar, vir, bater o olho nas novidades, ter experiência. Então, talvez essa seja a explicação do porquê as livrarias estão aí, firmes", completou.

O Estadão entrevistou Mauricio de Sousa sobre sua trajetória empresarial, tema de um novo livro, Crie de manhã, administre à tarde: Os segredos empresariais por trás do gênio (Maquinaria Editorial), assinado pelo próprio, em parceria com Renata Sturm e Guther Faggion.

A Folha escreveu sobre o romance inédito de Carolina Maria de Jesus publicado agora pela Companhia das Letras, O escravo. O jornal também noticiou que Adélia Prado prepara um novo livro de inéditos, aos 88 anos, e publicou crítica sobre a escritora senegalesa Mariama Bâ, além de uma lista com 10 livros infantis para dar de Natal.

O Globo publicou uma entrevista com a filósofa italiana Silvia Federici, que está no Brasil e participou da programação paralela da Flip 2023. O jornal também publicou uma resenha sobre a nova edição de Ássia (34), do escritor russo Ivan Turguêniev e com tradução de Fátima Bianchi.

O Guardian listou os melhores livros do ano no Reino Unido.

[11/12/2023 10:10:00]