Apanhadão da semana: a repercussão do Panorama do Consumo de Livros na imprensa
PublishNews, Redação, 08/12/2023
Pesquisa inédita da Nielsen em parceria com a CBL mostra que 84% da população brasileira não consome livros

A divulgação da pesquisa inédita Panorama do Consumo de Livros no Brasil, da Nielsen em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, foi um dos assuntos da semana. De acordo com os dados, o preço do livro é o fator que mais desmotiva novas compras. Esse dado independe da classe social: pessoas com maior poder aquisitivo consideram o livro caro da mesma forma que pessoas com menor poder aquisitivo. O segundo fator para a dificuldade de compra seria a falta de uma livraria próxima. E, ainda, que 84% da população adulta no Brasil não comprou livros no último ano. O estudo buscou identificar o perfil e hábitos dos compradores de livros no Brasil e ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023.

A Folha de S. Paulo teve acesso a um manuscrito inédito de Getúlio Vargas, datado do final dos anos 1940. O documento foi doado recentemente pela neta de Getúlio à Fundação Getúlio Vargas. No caderno, Vargas narra como passou de 'ditador a líder democrata'. A Folha também falou sobre o 'hipnotizante' livro É a Ales (Companhia das Letras), romance mais recente do vencedor do Nobel de Literatura Jon Fosse.

O Globo falou sobre como se inscrever para o Prêmio Literário José Saramago, concurso que publica obras inéditas. O vencedor será publicado em Portugal pelo Grupo Porto Editora e no Brasil pela Globo Livros e distribuída em todos os países lusófonos. O prêmio também inclui o pagamento de € 40 mil (cerca de R$ 213 mil). O Estadão divulgou uma lista com 10 livros de autores que escrevem sobre a morte e o luto.

O MEC abriu inscrições para novos avaliadores de livros didáticos. Para participar da avaliação pedagógica dos livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, professores de redes públicas e privadas devem ter mestrado.

No g1, uma entrevista em vídeo com Carla Madeira, que detalha cena brutal que a fez ficar 14 anos longe da escrita do romance Tudo é Rio (Record). E a Casa Vogue divulga publicação do Instituto Le Cordon Bleu que reúne 80 receitas que revelam a diversidade e riqueza da gastronomia brasileira.

No Valor Econômico, uma lista com 6 dicas de livros que abordam temas sobre gestão e carreira.

Tags: Apanhadão
[08/12/2023 10:00:00]