CCXP23 começa com editoras dividindo os espaços com grandes estúdios e outras atrações
PublishNews, Beatriz Sardinha, 30/11/2023
Ano após ano, mercado editorial reafirma a importância do evento, especialmente para o segmento dos quadrinhos

Artists' Valley é o principal dos espaços editoriais da CCXP | © PublishNews
Artists' Valley é o principal dos espaços editoriais da CCXP | © PublishNews
Começa nesta quinta-feira (30) a CCXP23, que comemora 10 anos desde o primeiro evento realizado em 2013, quando ainda tinha o nome de Comic Con Experience. Grandes editoras e artistas do mercado editorial de quadrinhos estão presentes, disputando espaço com grandes marcas e estúdios. A edição de aniversário ocorre no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes km 1,5, bairro Vila Água Funda, São Paulo / SP). O evento vai até domingo (03) e ainda é possível adquirir ingressos no site da CCXP23, exceto para o sábado (2).

JBC, Rocco, Panini, MSP, Conrad, Veneta e HarperCollins são algumas das editoras presentes no evento. A Panini, editora dominante no mercado editorial de quadrinhos no Brasil, oferece desconto de 20% nas obras de seu catálogo, além de brindes em compras acima de R$50 em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem.

A diretora de Marketing e Colecionáveis da Panini Brasil, Martina Limoni, afirma que desde o início a CCXP é importante para o mercado de quadrinhos no país. "O evento movimenta e aquece esse mercado e gera novos leitores a cada ano, fazendo essa ligação com os autores. A dinâmica do mercado geek mudou muito nas últimas duas décadas e aqui no Brasil, uma grande parte disso foi impulsionado pela CCXP que conseguiu juntar fãs da cultura pop e leitores apaixonados por quadrinhos em um lugar só", afirma.

A editora também é responsável nesta quinta (30), às 16h, pelo evento no palco Bentô, One Piece - Além do pirata que estica, com o influenciador Load Comics, especialista e fã da obra, e o historiador João Carvalho. Eles analisam a história de Ochiro Oda a fundo, com um contexto histórico. Após o bate-papo, os dois seguem para o estande da Panini para um meet & greet com os leitores, às 17h.

Em nota para o PublishNews, Bruno Zolotar, diretor de marketing e vendas da Rocco, falou sobre o significado da presença das editoras na CCXP: "Além de ser uma boa oportunidade para vendas, é também um ótimo momento para exposição da marca, divulgação dos destaques de final de ano e, principalmente, interagir com os fãs. Acho importante que as editoras estejam presentes na CCXP junto com marcas como Netflix, Universal e Ubisoft, porque todos disputamos o tempo de lazer dessa audiência. Para nossos autores também é uma oportunidade de atingir um público que vai muito além do leitor tradicional”.

A Rocco abrigará várias sessões de autógrafos com autores e autoras da casa, como Babi Dewit, que lançará o romance As coisas que eu disse, André Gordirro, autor da trilogia Lendas de Baldúria, e Mariana Chazanas, com Amor ou algo assim.

Já a editora JBC divulgou uma lista com seus lançamentos de dezembro, e que estarão disponíveis para compra na CCXP:

  • Declínio de um homem, de Junji Ito e Osamu Dazai
  • Fênix, de Osamu Tezuka
  • My Home Hero, de Naoki Yamakawa e Masashi Asaki
  • Decadência e Heroes, de Inio Asano
  • Black Paradox, de Junji Ito
  • Hunter x Hunter #37, de Yoshihiro Togashi

A JBC divulgou também seu cronograma de autógrafos para hoje (30):

  • 12h: Sessão de autógrafos - O Círculo, com Lila Cruz
  • 13h: Uma conversa sobre o curta Wind Princess, com Chris Tex
  • 16h: Bate-papo JBC (após painel)
  • 17h: Um papo Cosmico, com Caio Yo
  • 18h: Convidado surpresa
  • 19h: Convidado surpresa
  • 20h: Amanda Freitas e a produção de The Flower Pot

Além dos lançamentos, a editora oferece descontos entre 20% e 70% nas obras de seu catálogo e, também, um desconto de 20% em demais obras de quadrinhos da Companhia das Letras.

As editoras Veneta e HarperCollins estão presentes dentro do Magic Market, espaço da feira dedicado a uma "viagem para o passado", com direito também a mesas de RPG e lojas diversas. Já a Conrad tem em 2023 seu estande feito em colaboração com a loja Comix, e oferece um amplo catálogo de títulos.

Guilherme Kroll, sócio na Balão Editorial e consultor na Conrad, comenta que a CCXP funciona como uma "mistura de feira do livro com feira de negócios. Existe uma concorrência com outras editoras, mas também com outros tipos de negócios. Essa parceria que estamos fazendo com a Comix é muito boa pra gente, é essa coisa de 'ver e ser visto', de branding. E é a feira que mais vende no ano", explica.

No ano do aniversário de 60 anos da Turma da Mônica, a Mauricio de Sousa Produções realiza diversas atividades e painéis a partir de sexta-feira (1). Nesse dia, às 16h45, o palco Thunder recebe o Painel Universo MSP, com a presença de Mauricio de Sousa, Mônica Sousa, Marcos Saraivas, Sidney Gusman e muitos convidados. Este é o momento do ano em que as novidades audiovisuais e editoriais são divulgadas.

Confira a agenda de principais eventos voltados para mercado editorial na abertura do evento:

13h | Palco Ultra | Quadrinhos versus literatura: a guerra declarada de gêneros. Quem faz os dois, faz duas coisas? | Convidados: Ferréz, Lourenço Mutarelli

13h | Palco Bentô | A variedade de mangás no mercado nacional | Apresentadores: Thaís Hern | Convidados: Bianca Sakai, Kou, Malu

15h | | Palco Bentô | JBC apresenta: publicando mangás boy love nacionais | Apresentadores: Thaís Hern | Convidados: Pachi, Caio Yo, Amanda Freitas

O Artist's Valley

Reconhecido pela multiplicidade de vozes e expressões artísticas, esse ano, o Artists’ Valley by Bis recebe um total de 500 profissionais da indústria. São 370 quadrinistas brasileiros aprovados, que se juntam aos 61 nomes convidados e aos 29 artistas no espaço da Chiaroscuro Studios para formar o line up.

Em entrevista ao PublishNews, Ivan Costa, cofundador e curador da CCXP reafirma a importância do espaço dos artistas e da valorização da diversidade: "O Artists’ Valley também é um local de pluralidade e diversidade, tanto pela variedade dos materiais apresentados quanto pela presença de artistas LGBTQIAPN+ - 41% deles se identificam como tal -, mulheres (33%), entre outros grupos. É o lugar para conhecer grandes nomes dos quadrinhos e novos talentos, para pegar um autógrafo na sua hq preferida e para descobrir sua próxima hq favorita. Por tudo isso, o Artists’ Valley é parte fundamental não somente da CCXP como do próprio mercado de quadrinhos brasileiro", comenta.

Entre os confirmados estão artistas renomados como Roy Thomas, John Romita JR, Bilquis Evely, Matheus Lopes, Helô D'Angelo e Mike Deodato. Este ano, a programação inclui o Magic Market, com presença de Junji Ito, no espaço da Editora Pipoca & Nanquim, e de Léa Murawiec, na Editora Comix Zone.

O homenageado da área, considerada o coração da CCXP, é o quadrinista e ilustrador Marcelo Campos. Um dos primeiros brasileiros a ser publicado nos Estados Unidos, ele trabalhou em títulos populares como Super-Homem, Jovens Titãs, Lanterna Verde, Homem-Aranha, Thor, Homem de Ferro, X-Men e Vingadores, entre outros.

Serviço CCXP23

Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.
Local: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, 1,5KM - São Paulo/SP

Horário de funcionamento do evento:
Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h
Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h
Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h
Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h

*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Sobota

[30/11/2023 11:20:00]