Global vai lançar 'As joias desaparecidas', inédito de João Carlos Marinho, na Livraria da Vila
PublishNews, Redação, 27/11/2023
O evento, no dia 2 de dezembro, terá a presença de Beto e Cecília Furquim, filhos do autor​, e Tiago Valente fará dramatização da obra

As joias desaparecidas (Global), obra inédita deixada por João Carlos Marinho – e que teve seu lançamento oficial na Casa PublishNews durante a Flip 2023 –, terá um lançamento em São Paulo no próximo sábado (2), na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros). O evento, às 15h, terá a presença de Beto e Cecília Furquim, filhos do autor, e Tiago Valente fará dramatização da obra.

Em 1948, aos 13 anos de idade, João Carlos Marinho Silva, como ainda assinava na época, escreveu a história de As joias desaparecidas em um caderno espiral que foi guardado e preservado durante muitos anos. A aventura, que até o ano de 2023 se mantinha inédita, ganha agora uma edição pela Global Editora.

No livro, conhecemos um jovenzinho que vive na cidade de Santos / SP, e que, ao folhear um jornal bem antigo, se depara com a notícia da prisão de dois ladrões de joias que, ao serem pegos, jogaram o grande tesouro no mar. Esse protagonista, que tem o mesmo nome do autor, nem imaginava que iria ser peça fundamental para a resolução do crime das pedras preciosas muitos anos depois.

“João Carlos Marinho foi o primeiro autor que li na vida, e a sensação única de desvendar o mistério de O gênio do crime pela primeira vez marcou minha vida e minha formação como leitor para sempre. Poder participar do lançamento de As joias desaparecidas é uma honra e uma experiência que o pequeno Tiago que se encantava com a sua primeira leitura (de muitas) jamais imaginaria viver", comenta Tiago, após receber o convite da editora para interpretar a obra do autor no evento.

João Carlos Marinho, falecido em 2019, é uma referência na literatura infantojuvenil brasileira, lembrado por muitas gerações, inclusive a atual, pelas famosas aventuras da turma do gordo. Dos treze livros da série, são destaque O gênio do crime, Berenice detetive e Sangue fresco.

O novo livro conta com ilustrações de Mauricio Negro, que ilustrou diversas outras obras do autor, e, ainda, com notas de contextualização histórica e uma seção sobre a vida e a obra do autor, que é como uma viagem pela trajetória da construção de João Carlos como escritor e tudo o que o influenciou. Por último, esta edição reproduz na íntegra a versão original da história, escrita no caderno espiral pelo autor mirim.

Lançamento do livro As joias desaparecidas, de João Carlos Marinho Silva (Global Editora)

Data: 2 de dezembro, sábado

Horário: das 15h às 17h

Local: Livraria da Vila – Fradique

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros – São Paulo / SP

Presenças confirmadas:

Tiago Valente (Influenciador literário e que fará a dramatização de parte da obra); Beto Furquim (compositor, poeta, editor e filho do autor); Cecília Furquim (pesquisadora em Literatura, escritora e filha do autor).

[27/11/2023 11:50:00]