Apanhadão: Jornais registram falta de estrelas na Flip 2023
PublishNews, Redação, 27/11/2023
Outro destaque na cobertura do domingo foi a morte do intelectual e acadêmico Alberto da Costa e Silva​; ele tinha 92 anos​ e morreu por causas naturais

Na Tenda do Telão, gratuita, leitores acompanham Itamar Vieira Junior | © Sara de Santis
Na Tenda do Telão, gratuita, leitores acompanham Itamar Vieira Junior | © Sara de Santis
Os principais jornais do país repercutiram a ausência de nomes internacionais muito conhecidos na programação oficial da Flip 2023. Na Folha, a informação de que a data – novembro – foi um dos impeditivos para trazer autores de maior renome. No Estadão, o destaque para Itamar Vieira Junior, na programação principal, e Conceição Evaristo, que arrastou multidões pelas ruas de pedras na programação paralela, inclusive à Casa PublishNews. O Globo notou que a coletiva de encerramento no domingo (27) tinha um clima de certa tensão. Esse foi o segundo, e agora se sabe, último, ano das curadoras Milena Britto e Fernanda Bastos à frente da programação principal da Flip.

O jornal também fez um altos e baixos da edição – com destaque positivo para a programação paralela e a diversidade na curadoria, e negativo para a data da Festa e para as mediações nas mesas principais. A Folha destacou numa matéria os prejuízos que os frequentes apagões em Paraty causam aos comerciantes locais.

Outro destaque na cobertura do domingo foi a morte do intelectual e acadêmico Alberto da Costa e Silva. Ele tinha 92 anos e morreu por causas naturais. A Folha também noticiou a morte de Edith Elek, tradutora, poeta e jornalista.

O Metrópoles contou como ícones do pop, como Taylor Swift, vêm transformando livros em obras virais. A coluna Painel, da Folha, noticiou como o governo de Santa Catarina omite números sobre os livros que foram retirados de escolas no estado. O Catraca Livre informa que a Unesp disponibilizou mais de 14 mil livros digitais de maneira gratuita, e no Nexo, a socióloga Gabriela Costa indicou cinco livros com personagens negros que fogem do estereótipo.

A Casa Vogue mostrou um projeto de arquitetura com uma estante para 1,5 mil livros em uma cobertura do Leblon.

Tags: Apanhadão, Flip
[27/11/2023 11:10:00]