Apanhadão da semana: Falta de luz em Paraty afetou programação paralela e estrutura de turismo da cidade
PublishNews, Redação, 24/11/2023
Flip ficou quatro horas sem luz nesta quinta-feira (23)

Slam das minas na Flip 2023 © Sara De Santis
Slam das minas na Flip 2023 © Sara De Santis
A imprensa repercutiu o apagão que tomou conta de Paraty nesta quinta-feira (23). A Enel interrompeu o fornecimento de luz na cidade no segundo dia da Festa Literária Internacional de Paraty. A assessoria da Flip disse que a queda não afetou as atividades da programação principal e da Flipinha, mas eventos paralelos, como a Flipei, tiveram 3 horas de atraso. O problema afetou a cidade inteira, afetando bares, restaurantes e o Centro Histórico da cidade.

A Flip também apareceu na coluna Era outra vez, da Folha de S. Paulo, em que Bruno Molinero critica a programação do evento, que deixa a literatura infantil em um 'puxadinho' dentro da programação. O Globo discutiu sobre a acessibilidade dentro da Flip, que pela primeira vez convida poeta surdo para programação e vê as ruas do Centro Histórico como desafio para aprimorar o acesso ao evento.

A Folha também falou sobre a volta da editora Cosac Naify, agora nomeada Cosac, oito anos após súbito fechamento e choque no mercado editorial.

Outro grande assunto da semana foi a mudança na lista de livros de Fuvest. A partir de 2026, toda a lista será composta por livros escritos por mulheres. A proposta é resgatar autoras silenciadas na história da literatura. Atualmente, os novos livros da lista não são facilmente encontrados nas bibliotecas. Especialistas disseram à Folha que a mudança deve estimular um movimento dentro das editoras.

O Nexo compilou uma lista que detalha mais das 10 autoras selecionadas para os exames de 2026 a 2029: Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Djaimilia Pereira de Almeida, Julia Lopes de Almeida, Lygia Fagundes Telles, Narcisa Amália, Nísia Floresta, Paulina Chiziane, Rachel de Queiroz e Sophia de Mello Breyner Andresen.

No Globo, a notícia de que bibliotecas do Rio de Janeiro receberam nove novos títulos traduzidos em braile. São mais de 60 livros distribuídos em 14 locais mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura. E de lá a notícia de que o governo de Santa Catarina recolheu 510 livros de escolas e determinou que parte deles seria guardado em penitenciárias. Procurada pelo veículo, a pasta disse que a determinação não foi iniciativa do governador nem do secretário de Educação, mas "iniciativa individual de um Supervisor e de uma Integradora Regional de Educação da cidade de Florianópolis".

No globo esporte, o livro que reúne histórias de funcionário que trabalhou no Corinthians durante 70 anos. Na CNN Brasil, filha de Lampião e Maria Bonita processa escritor de livro sobre o emblemático cangaceiro. E no Nexo, João Carlos Ribeiro Jr. indica cinco livros para compreender a obra de Patrícia Galvão, homenageada na Flip 2023.

Tags: Apanhadão
[24/11/2023 10:30:00]