Conceição Evaristo participa da série 'Encontros com Autores', do Prêmio Jabuti
PublishNews, Redação, 23/11/2023
Evento acontecerá nesta quinta (23), no Theatro Municipal de São Paulo

A autora Conceição Evaristo, uma das vozes mais expressivas da literatura brasileira contemporânea, participará do próximo Encontros com autores, do Prêmio Jabuti, uma série de diálogos promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Theatro Municipal de São Paulo. Este penúltimo encontro será realizado no dia 23 de novembro, no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo – São Paulo / SP), às 19h, e terá a mediação de Catita. Conceição Evaristo é também uma das estrelas da programação da Casa PublishNews na Festa Literária Internacional de Paraty 2023. A escritora vai participar no sábado (25/11) da mesa 20 anos de Ponciá Vicêncio: os caminhos que Conceição Evaristo abriu na literatura brasileira, em que será entrevistada pela jornalista Luciana Barreto, da CNN Brasil. Confira a programação completa da Casa PublishNews.

Conceição Evaristo, nascida em Belo Horizonte e radicada no Rio de Janeiro desde a década de 1970, traz em sua trajetória um profundo compromisso com a valorização das raízes afro-brasileiras, tanto em sua atuação como educadora como em sua produção literária. Com uma sólida formação acadêmica, que inclui mestrado em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutorado em Literatura Comparada pela UFF, Evaristo utiliza sua escrita como uma ferramenta de luta e expressão, contribuindo significativamente para o debate sobre raça, gênero e classe social no Brasil.

Seus textos têm ganhado cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional, com participações em publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Além disso, seus contos são objeto de estudos em universidades brasileiras e estrangeiras, reafirmando a importância e a urgência de suas narrativas. Catita fará a mediação deste encontro. Ela é “escrivinhadora”, professora e pesquisadora e atuante no cenário literário brasileiro, cofundadora do Coletivo de Escritoras Negras Flores de Baobá e sócia na Editora Feminas.

Este evento se insere na programação da série 'Encontros com Autores', iniciada em setembro de 2023, que já reuniu nomes da literatura brasileira, como Pedro Bandeira, Aline Bei, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório e Luiza Romão. E para encerrar o ciclo de encontros, a próxima conversa será feita com o autor vencedor do Livro do Ano de 2023, que será anunciado na 65ª edição do Prêmio Jabuti no dia 05 de dezembro. A conversa será mediada pelo curador do prêmio, Hubert Alquéres, e pela presidente da CBL, Sevani Matos.

[23/11/2023 10:30:00]