Editora do Brasil promove a 3ª Jornada da Palavra
PublishNews, Redação, 20/11/2023
Evento online é voltado para educadores e mediadores de leitura de todo o país; as oficinas de escrita contarão com os autores Fábio Monteiro, Severino Rodrigues, Sônia Rosa e Anna Claudia Ramos

Em sua terceira edição, a Jornada da Palavra Editora do Brasil oferece ao público a prática da palavra escrita, para que educadores e profissionais de Educação e leitura possam ampliar recursos para contar suas próprias histórias e desfrutar de suas vivências com a leitura literária com mais intensidade. Mediado pelas autoras e consultoras Penélope Martins e Isabella Zappa, o evento acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, com um painel das 18h às 19h40 e outro das 20h às 21h40, horário de Brasília.

Com inscrições gratuitas e disponibilização de certificado, o evento online terá oficinas formativas para ações práticas de escrita a partir de experiências com a leitura literária, que poderão ser multiplicadas em sala de aula.

Os autores Anna Claudia Ramos, Sônia Rosa, Fábio Monteiro e Severino Rodrigues falarão sobre suas vivências literárias e propostas de ações para pensar a estrutura do texto literário incorporando práticas de pesquisa, diálogos com temas contemporâneos, criação e concepção de personagens, elaboração e desenvolvimento de conflitos. Ao final de cada dia haverá sorteio de brindes.

Confira a programação:

29 de novembro

18h/19h40 - OS CONFLITOS DA ADOLESCÊNCIA E SUA ABORDAGEM NA LITERATURA

O que é ser jovem atualmente? Quais medos e sonhos constituem a vida de cada um deles? E como essas emoções e sentimentos podem se tornar uma narrativa literária? Tomando como ponto de partida obras da coleção Cabeça Jovem, os participantes serão convidados a revisitar experiências da juventude (as próprias e as dos outros) para elaborar a escrita de diversos gêneros textuais.

○ Autor convidado: Severino Rodrigues

○ Mediação: Penélope Martins

20h/21h40 - A PESQUISA HISTÓRICA PARA ELABORAÇÃO DE TEXTO LITERÁRIO

Considerando que a literatura e o escritor de literatura respondem a um tempo histórico, dinâmico e transgressor, o encontro com a ficção convida a se descolar da dureza do real para compor imaginários que levem leitores ao exercício constante nessa modelagem de territórios. Esse encontro será um exercício referente às mais diversas dimensões de uma pesquisa inventada, cartografada e singular para a escrita literária.

○ Autor convidado: Fábio Monteiro

○ Mediação: Isabella Zappa

○ Autor convidado: Fábio Monteiro

○ Mediação: Isabella Zappa


30 de novembro

18h/19h40 - CONCEPÇÃO DE PERSONAGENS FICTÍCIOS INSPIRADOS NA VIDA REAL

As memórias de infância de cada pessoa guardam verdadeiros tesouros para a criação de personagens inesquecíveis, mesclando o real e o inventado. Exercitar uma escrita inspirada em lembranças é uma oportunidade de rememorar o encantamento da criança que habita cada um de nós, e por ele expressar as pequenas descobertas do dia a dia. Assim como escritores bebem dessas fontes para criar, selecionando e tecendo narrativas, os participantes poderão observar o processo da autora, Sônia Rosa, e se basear nele para revisitar episódios reais que impulsionam o desejo de autoexpressão.

○ Autora convidada: Sônia Rosa

○ Mediação: Isabella Zappa


20h/21h40 - ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONFLITO NA NARRATIVA

A partir de uma apresentação do texto literário e suas especificidades, são delineados a criação e o desenvolvimento de um conflito – ou seja, a chamada curva dramática da narrativa. Mas o que é isso? Como criar um ponto nevrálgico para uma história? Exemplos de livros com diferentes curvas dramáticas podem ajudar a explicar o desenvolvimento na escrita. Com exercício lúdico para que os participantes vivenciem a prática e ampliem suas reflexões com experiências na leitura literária, perguntas relevantes poderão ser levantadas para que possibilidades de respostas tratem do tema sem precisar restringi-lo.

○ Autora convidada: Anna Claudia Ramos

○ Mediação: Penélope Martins

[20/11/2023 09:00:00]