Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um debate contos de fantasmas retratados sob perspectiva feminista
PublishNews, Redação, 20/11/2023
No evento do dia 30 de novembro será discutido o livro 'Onde Vivem as Monstras', de Aoko Matsuda

Na edição do mês de novembro, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um abordará o livro Onde vivem as monstras (Gutenberg), de Aoko Matsuda. Na última quinta-feira do mês, 30 de novembro, às 19h, a escritora Natércia Pontes – autora do livro Os tais caquinhos e do ensaio “Vida Doçura”, publicado na 10ª edição da revista literária Granta em Língua Portuguesa – conversará com os mediadores Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, e Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP. Esta será a última edição deste ano e a atividade será retomada em Janeiro de 2024.

Na coletânea de contos de Aoko Matsuda, as tradicionais histórias de fantasmas japonesas são reapresentadas sob uma perspectiva feminista. Suas personagens aparecem sob disfarces inesperados e prestam uma variedade de serviços úteis aos humanos, desde revelar a verdade por trás da morte de um familiar até cuidar de crianças, revender produtos, proteger castelos e combater o crime. À medida que os contos avançam, personagens e histórias se entrelaçam, tornando o livro ainda mais rico e intrincado do que parece inicialmente.

Em Onde vivem as monstras, traduzido para o português por Rita Kohl, os encontros dos mortos com os vivos, por vezes assustadores, também se revelam doces e emocionantes, e tratam, com leveza e bom humor, questões profundas sobre a emancipação e as mudanças recentes na vida das mulheres japonesas.

Aoko Matsuda é uma escritora japonesa que vem se destacando dentro e fora do Japão por suas obras com críticas sagazes ao patriarcado, bom humor e criatividade. Em 2013, seu livro de estreia, Stackable, foi indicado aos prêmios Yukio Mishima e Noma Literary New Face. Obachantachi no iru tokoro, traduzido para o português por Rita Kohl, recebeu o World Fantasy Award em 2021. Matsuda também é tradutora das obras de Karen Russell, Amelia Gray e Carmen Maria Machado para o japonês.

[20/11/2023 08:00:00]