Antes da Flip, professor de Yale lança antologia de textos de Pagu em São Paulo
PublishNews, Redação, 20/11/2023
Livro organizado pelo professor Kenneth David Jackson, 'Palavras em rebeldia' reúne obras e detalhes da vida de Pagu e terá lançamento pela Edusp nesta terça (21)

Capa de 'Palavras em rebeldia' | © Edusp
Capa de 'Palavras em rebeldia' | © Edusp
Escritora multifacetada, Pagu é apenas um dos muitos nomes que Patrícia Rehder Galvão utilizou ao longo de sua vida. A antologia Palavras em rebeldia (Edusp), organizada pelo professor da Universidade de Yale, Kenneth David Jackson, reúne e cataloga as obras desta importante figura do movimento modernista e jornalismo brasileiro e será lançada pela Edusp nesta terça-feira (21), às 18h, no auditório da Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros - São Paulo / SP).

O lançamento contará com um debate com o autor, Kenneth David Jackson, e com a crítica literária e professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Walnice Nogueira Galvão.

Pagu é a homenageada deste ano pela Festa Literária de Paraty (Flip), que será realizada entre os dias 22 e 26 de novembro. A escritora foi uma figura de importância para o movimento modernista brasileiro, embora fosse muita nova na época para participar da Semana de Arte Moderna. Dona de muitos pseudônimos, a jornalista possuí um repertório autoral variado, desde a publicação de romances como Parque industrial (1932), ao seu papel no jornalismo brasileiro e no ativismo feminista.

Com prefácio por Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu, e contracapa por Augusto de Campos, uma das maiores autoridades quando se trata da obra de Patrícia Galvão, o livro Palavras em rebeldia é uma grande contribuição para a preservação da memória da força política e histórica transformadora que foi Pagu. O livro reúne não só suas obras, mas também documentos dos inúmeros processos que a jornalista enfrentou devido a seus atos de rebeldia e ativismo político. A obra traz um panorama amplo sobre a figura de Pagu em cada etapa de sua vida.

Debate de lançamento do livro “Palavras em Rebeldia: O Jornalismo de Patrícia Galvão (Pagu)”, com Kenneth David Jackson e com a presença de Walnice Nogueira Galvão

Quando: Terça-feira (21/11)
Horário: a partir das 18 horas
Onde: Livraria da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros - São Paulo

Tags: Edusp, Flip, Pagu
[20/11/2023 14:30:00]