Apanhadão da semana: Conceição Evaristo fará releitura de 'A hora da estrela'
PublishNews, Redação, 17/11/2023
Autora lança Macabéa: Flor de Mulungu, pela Oficina Raquel

Conceição Evaristo © Fernando Frazão / Agência Brasil / Arquivo
Conceição Evaristo © Fernando Frazão / Agência Brasil / Arquivo
Na coluna Painel das Letras, Walter Porto falou sobre o lançamento da releitura do livro A Hora da Estrela por Conceição Evaristo. A obra Macabéa: Flor de Mulungu será lançada pela Oficina Raquel, na Flip. A obra tem a proposta de reinventar de forma crítica a história de Macabéa, uma mulher que tem o silenciamento como marca de sua história. Conceição Evaristo estará na Casa PN na Flip, no sábado (25), às 14h30, para a mesa 20 anos de Ponciá Vicêncio: os caminhos que Conceição Evaristo abriu na literatura brasileira.

Na Folha de S. Paulo, a notícia de que, na última terça-feira (14), Silviano Santiago recebeu o Prêmio Camões. A cerimônia foi realizada no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O autor mineiro tem 87 anos. A Folha também realizou um levantamento com o histórico de autores negros nas listas de leituras obrigatórias no vestibular.

No Globo, a história do livro que conta a história de Nelson Ned, mineiro que foi um dos cantores brasileiros de maior popularidade na América Latina, África e Estados Unidos. O veículo também criou uma lista de 5 HQs criadas por mulheres e que celebram o movimento na luta por direitos iguais. E a cantora Barbara Streisand conta em biografia sobre suas paixões e o sexismo que sofreu.

Na CBN, a discussão sobre o aprendizado com audiolivros, se é semelhante ao de ler um livro. A rádio chamou Leny Kyrillos, que respondeu a esse questionamento e mostrou que ambas as formas de interação com o livro trazem bons resultados de aprendizagem, mas com diferentes tipos de aproveitamento.

Na coluna de Jamil Chade no Uol, uma entrevista com a autora Ana Alkimin, em que fala sobre a Flip e sobre seu processo pessoal.

A filósofa Djamila Ribeiro concedeu uma entrevista ao portal Terra. Nela, a pensadora relembrou suas primeiras publicações e os desafios de ser uma escritora periférica e independente.

Tags: Apanhadão
[17/11/2023 09:30:00]