Prêmio Filex, de ilustração e livros ilustrados, anuncia júri e recebe inscrições até 27 de novembro
PublishNews, Redação, 16/11/2023
Prêmio está vinculado ao Filexpandido (Festival de Ilustração e Literatura Expandido) e tem no júri nomes como Nina Rizzi, Odilon Moraes, ​Arianna Squilloni​, Piet Grobler​ e Flávia Bomfim​

Criado este ano com o objetivo de estimular a cena contemporânea de ilustração e livros ilustrados no Brasil, o Prêmio Filex anuncia o seu júri e informa que recebe inscrições até 27 de novembro.

Segundo o Filex, a importância de apresentar um júri de excelência, composto por brasileiros e estrangeiros, está relacionada com um dos objetivos da proposta do festival: visibilidade nacional e internacional da criação e produção brasileira.

Com trajetórias e perspectivas diversas, a equipe do júri é formada pela escritora, tradutora, pesquisadora, professora, editora e curadora Nina Rizzi; pelo ilustrador e autor livros ilustrados, professor, curador e pesquisador Odilon Moraes; pela editora ítalo-espanhola Arianna Squilloni; pelo ilustrador, autor de livros ilustrados e professor sul-africano Piet Grobler; e pela artista visual, curadora, ilustradora e também autora de livros ilustrados, representando o Prêmio Filex, Flávia Bomfim.

Vinculado ao Filexpandido (Festival de Ilustração e Literatura Expandido), o Prêmio Filex acredita na economia circular e tece uma rede de parcerias para ativar sua primeira edição: as editoras Boitatá e Pallas, os clubes de leitura Quindim e Canto da Sabiá, o espaço de formação em literatura e livro ilustrado Lugar de ler, a galeria de ilustração Página Galeria e Gráfica Santa Marta são algumas das forças que fazem a roda girar.

Para se inscrever é só acessar o site do prêmio. Os artistas deverão apresentar um conjunto de três a cinco imagens finalizadas e um projeto de livro ilustrado ao qual essas imagens estão associadas.

O júri selecionará dois primeiros prêmios que receberão R$ 5 mil e serão publicados pelas editoras parceiras, duas menções especiais e até 35 conjuntos de ilustrações que farão parte de um catálogo bilíngue e de uma exposição coletiva que circulará dentro e fora do Brasil.

O concurso é aberto para obras destinadas a um público diverso e multigeracional, mas nesta primeira edição priorizaremos aquelas que também possam ser lidas e acessadas por um público infantil e juvenil.

A decisão do júri será divulgada até o dia 10 de fevereiro de 2024, no site e nas redes sociais do Filexpandido e das instituições parceiras.

[16/11/2023 08:00:00]