Sharjah destina aproximadamente R$ 5,9 milhões para bibliotecas
PublishNews, Redação, 08/11/2023
Iniciativa visa fornecer às bibliotecas públicas e governamentais dos Emirados uma gama diversificada de conteúdos literários e reforçar a indústria editorial na região

O governante de Sharjah, o Sheikh Dr. Sultan bin Mohammed Al Qasimi, alocou AED 4,5 milhões (aproximadamente R$ 5,9 milhões) para a aquisição das últimas publicações apresentadas pelas 2.033 editoras árabes e internacionais durante a 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah. A iniciativa visa fornecer às bibliotecas públicas e governamentais dos Emirados uma gama diversificada de conteúdos literários.

O esforço faz parte da visão do Emirado de reforçar a indústria editorial na região e em todo o mundo, fortalecendo assim as perspectivas e o sucesso dos editores, segundo o governante. Ao mesmo tempo, procura ampliar os recursos de conhecimento acessíveis às comunidades de Sharjah e dos Emirados Árabes Unidos, abrangendo leitores, investigadores e estudantes. Além disso, também reforça o papel fundamental das bibliotecas na formação de uma sociedade baseada no conhecimento.

“A doação é uma continuação dos esforços contínuos de Sharjah para fortalecer a indústria editorial e enriquecer as bibliotecas públicas e governamentais. O apoio oferecido pelo Governante de Sharjah a cada ano permite que os editores continuem a crescer e a se expandir. Também atualiza as bibliotecas de Sharjah com novos lançamentos em géneros de ciência, conhecimento e literatura, o que lhes permite servir melhor os seus membros e visitantes e continuar a promover uma sociedade baseada no conhecimento”, explicou Bodour Al Qasimi, presidente da Sharjah Book Authority, em nota.

Ela acrescentou: “A SIBF evoluiu para um evento holístico que abrange funções vitais de promoção de livros, marketing, bem como o aprimoramento da cultura e das atividades relacionadas ao conhecimento. Também emergiu como uma plataforma global que capacita os editores a superar desafios através de apoio, formação, prémios e outros recursos”, continuou Bodour sobre a evolução da Feira. “Todas estas contribuições solidificaram ainda mais o apelo de Sharjah como destino preferido para profissionais regionais e internacionais da indústria do livro. Além disso, as bibliotecas do emirado tornaram-se destinos de eleição para estudantes e investigadores, devido à riqueza de conhecimentos e à diversidade de livros e publicações que oferecem”.

[08/11/2023 10:00:00]