Feira de Sharjah inaugura exposição sobre os laços centenários árabe-portugueses
PublishNews, Redação, 07/11/2023
Exposição com coleção rara de manuscritos e livros detalha a presença portuguesa no Golfo e as relações entre as duas regiões durante os séculos XV e Séculos XVI

O legado dos portugueses nas primeiras explorações ultramarinas é lendário, com nomes como Vasco da Gama, Fernão de Magalhães e Duarte Barbosa alcançando o mar aberto desde a costa atlântica até locais exóticos no Oceano Índico.

Mas o que muitos não sabem é que a região do Golfo foi um importante ponto comercial nestas viagens à Índia e à Ásia Oriental. Por isso, a 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah procura fechar essa lacuna de informação com uma exposição que detalha a presença portuguesa no Golfo e as relações entre as duas regiões durante os séculos XV e Séculos XVI.

A exposição, intitulada “Os Portugueses no Golfo, 1507-1650: Uma história interligada”, foi inaugurada pelo Sheikh Dr. Sultan bin Mohammed Al Qasimi, membro do conselho supremo e Governador de Sharjah, e que editou um dos livros em exposição – Uma jornada majestosa: O manuscrito completo do 'Livro de Duarte Barbosa' 1565.

A exposição inclui manuscritos, mapas, gravuras e instrumentos náuticos, como uma bússola de marinheiro e um astrolábio e é uma iniciativa fruto das relações institucionais entre a Universidade de Coimbra em Portugal e o emirado de Sharjah, com o apoio acadêmico do Centro de História da Sociedade e Cultura da universidade.

A exposição, que segue até o final da feira, no dia 12 de novembro, está dividida em seis secções que proporcionam ao visitante um raro vislumbre das viagens e navegações, com imagens cartográficas que captam a beleza e a riqueza da região.

Tags: Sharjah
[07/11/2023 10:00:00]