Antares Publishing e Raya Agency recebem o 2º Prêmio Sharjah Rights Connection
PublishNews, Talita Facchini, 30/10/2023
Prêmio serve como um esforço para apoiar os profissionais de direitos e promover o crescimento da indústria; cerimônia também reconheceu iniciativas fundamentais para melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência

A Feira do Livro de Sharjah anunciou neste domingo (29), durante a Publishers Conference, a segunda edição do prêmio Sharjah Rights Connection, voltado para profissionais de direitos de publicação e com o objetivo de aumentar as oportunidades de crescimento do setor.

Elina Harutyunyan, Chefe de Publicação da Antares Publishing na Armênia, recebeu o prêmio na categoria profissionais individuais que vendem direitos de tradução em editoras. Segundo o júri, os seus esforços para expandir o alcance da literatura ao público internacional e a sua dedicação ao movimento de tradução enriqueceram significativamente o panorama literário global, trazendo vozes e narrativas indianas a leitores de todo o mundo.

Na categoria profissionais independentes que trabalham com agências especializadas na venda de direitos de livros para editoras e licenciantes, o prêmio foi entregue a Yasmina Jraissati, fundadora e diretora da Agência Raya no Líbano. A agência de Jraissati não só vendeu com sucesso direitos de tradução para vários clientes, mas também desempenhou um papel fundamental na facilitação de intercâmbios literários interculturais. O seu compromisso em promover a colaboração entre autores e editores internacionais teve um impacto substancial na acessibilidade de diversas vozes em o setor editorial.

Os prêmios foram entregues por Ahmed bin Rakkad Al Ameri, CEO da Sharjah Book Authority (SBA), acompanhado por Mansour Al Hassani, Diretor do Departamento de Serviços de Editores.

International Excellence Award para Publicação Acessível

Na ocasião também foi entregue o Prêmio ABC de Acessibilidade na Publicação da WIPO (World Intelectual Property Organization), organizado pelo Accessible Books Consortium (ABC), marcando sua estreia no Oriente Médio. Por uma apresentação em vídeo, o prêmio homenageou indivíduos e iniciativas fundamentais para melhorar a acessibilidade de conteúdos para pessoas com deficiência, destacando a inclusão na publicação.

O Prêmio ABC Internacional de Excelência para Publicação Acessível reconheceu líderes em iniciativas editoriais e de projetos, apresentando contribuições notáveis na melhoria do acesso a e-books e publicações digitais para deficientes visuais e pessoas com dificuldades para imprimir.

O júri, composto por especialistas em acessibilidade, baseou as suas decisões em critérios como disponibilidade de conteúdos em formatos acessíveis, integração de padrões de acessibilidade, colaborações na cadeia de abastecimento, práticas inovadoras e impactos positivos nas pessoas com deficiência.

Os prêmios incluíram três categorias: o Publishers Award, que foi para a Hegas da Suécia; o Prêmio de Leitura Acessível, recebido pela Chetana Charitable Trust na Índia e, um Prêmio de Elogio Especial concedido à Fundação Kalimat dos Emirados Árabes Unidos.

[30/10/2023 10:00:00]