Feira Miolo(s) celebra 10 anos e vai reunir 230 editoras, artistas e coletivos independentes
PublishNews, Redação, 26/10/2023
10ª edição da maior feira de arte gráfica do Brasil ocorre presencialmente nos dias 4 e 5 de novembro na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo

Miolo(s) chega à 10ª edição consolidada como uma das principais feiras editoriais de independentes do Brasil | © Ayumi Kobayashi
Miolo(s) chega à 10ª edição consolidada como uma das principais feiras editoriais de independentes do Brasil | © Ayumi Kobayashi
A 10ª Miolo(s), feira de cultura gráfica promovida pela Biblioteca Mário de Andrade e pela editora Lote 42, vai ocorrer presencialmente nos dias 4 e 5 de novembro, das 11h às 19h. O evento reúne 230 editoras, artistas e coletivos independentes de diversos lugares do Brasil e da América Latina na Biblioteca (Rua da Consolação, 94, São Paulo / SP).

Os publicadores apresentarão uma diversidade de produções gráficas, incluindo livros, revistas, quadrinhos, zines, gravuras e arte impressa. Ao todo, são 15 estados brasileiros representados e ainda projetos editoriais de Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.

Uma área da feira será destinada a projetos recentes, iniciados de 2020 pra cá: 30 expositores estarão no sábado enquanto outros 30 participarão no domingo.

Pela primeira vez, haverá o Cine Miolo(s) – o auditório da BMA estará dedicado à exibição de vídeos dos expositores. Trailers de publicações, depoimentos e casos serão expostos em clipes de até cinco minutos.

10 anos de Miolo(s): Imprimir pra quê?

O marco de dez edições do evento instiga a intervenção gráfica "Imprimir pra quê?". Os expositores da feira foram convidados a responder, de forma anônima, à pergunta. Surgiram respostas que refletem sobre o papel da cultura gráfica na sociedade contemporânea, expondo as diferentes motivações que levam as pessoas a imprimir, como divulgar ideias, comunicar-se, registrar ou simplesmente existir.

As respostas serão impressas em cartazes e coladas em diferentes áreas da Biblioteca Mário de Andrade. Segundo a organização, é "uma mostra coletiva, uma diversidade de vozes impressas dialogando — ou debatendo — em harmonia — ou em dissonância — em torno das respostas de cada um para a pergunta: "Imprimir pra quê?"".

Gustavo Piqueira, artista gráfico, autor e designer, assina a concepção da exposição, junto a João Varella e Cecilia Arbolave, organizadores da Miolo(s). É ele o responsável, com o estúdio Casa Rex, pela identidade visual da 10ª Miolo(s).

Estação gráfica

Como parte da exposição haverá ainda uma experiência de impressão artesanal com La Bici Press. Na estação gráfica localizada na entrada da São Luís (Av. São Luís, 235), os visitantes da feira poderão imprimir um cartaz com técnicas artesanais e levar pra casa. A atividade é ministrada pelas artistas Lina Ibáñez e Florencia Lastreto.

Esquenta Miolo(s)

O evento também conta com o Esquenta Miolo(s), uma programação de palestras, workshops e apresentações nos três dias que antecedem a feira, de 1º a 3 de novembro. As atividades são voltadas para publicadores iniciantes ou veteranos. As inscrições são gratuitas em www.feiramiolos.com.br, porém as vagas são limitadas.

  • quarta, 1 de novembro, às 14h: Imprimir pra quê?

Este encontro busca promover reflexões coletivas sobre o assunto e sobre o momento atual da arte gráfica no Brasil. As respostas serão impressas na hora e incorporadas à exposição. A mediação do encontro fica por conta de Gustavo Piqueira, João Varella e Cecilia Arbolave.

  • quinta-feira, 2 de novembro, às 10h e às 14h: Oficina de experiências gráficas para criação de fanzines

Nesta oficina a proposta é ter uma aproximação a técnicas artesanais de impressão (serigrafia e xilogravura) para a criação de fanzines e publicações independentes. Com a orientação das artistas Lina Ibáñez (Colômbia) e Florencia Lastreto (Uruguai), do projeto La Bici Press, a atividade terá duas turmas, uma às 10h e outra às 14h. Cada oficina terá uma duração completa de 2h30

  • quinta-feira, 2 de novembro, às 17h: Edição gráfica latina

Editores de diferentes partes da América Latina farão explanações sobre seus trabalhos e contextos locais. Participam Ariel Farace (Libros Drama), Delfina Estrada (Fábrica de Estampas), Diego Mellado Gómez (Nadar Ediciones / Editorial Eleuterio), Flor Aletta (Editorial Karaoke), Juan Pablo (Are You a Cop or What?), Magenta Magnelli (Estudio Mafia), Sebastián Goyeneche (Hule Colectivo Editorial) e Tomas Spicolli (Masao)

  • sexta-feira, 3 de novembro, às 10h: Me indica uma gráfica?

Este encontro busca oferecer aos editores um repertório de contatos nas áreas gráficas. Profissionais de áreas de impressão em risografia, serigrafia, offset, digital e acabamentos gráficos apresentarão seus trabalhos e possibilidades de acabamentos para os publicadores inscritos.

  • sexta-feira, 3 de novembro, às 19h: Giro Miolo(s) - especial 10 anos

Na abertura da Miolo(s), João Varella e Cecilia Arbolave, organizadores da Miolo(s), fazem um giro pela arte impressa com entrevistas a publicadores com mais de 10 anos de trajetória. A conversa busca trazer à tona estratégias de continuidade, refletir sobre a maturidade de iniciativas e pensar em novas maneiras de alcançar diferentes públicos.

SERVIÇO

Quando: 4 e 5 de novembro de 2023 (sábado e domingo), das 11h às 19h

Onde: Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, São Paulo/SP)

Quanto: entrada gratuita

Mais informações: www.feiramiolos.com.br

A Miolo(s) é um encontro de cultura gráfica promovido pela Biblioteca Mário de Andrade e pela editora Lote 42. O evento tem periodicidade anual e busca estimular a produção e divulgação de editores e artistas contemporâneos independentes. A primeira edição da Feira Miolo(s) foi realizada em 2014. Em 2022, o evento reuniu mais de 190 editoras e artistas independentes de todo o Brasil e da América Latina.

[26/10/2023 07:30:00]