Feira de Sharjah receberá nove representantes brasileiros para 13ª Conferência de Editores
PublishNews, Talita Facchini, 26/10/2023
Editoras como Dublinense, Telos, Tabla, Carambaia e Rua do Sabão participarão da conferência 29 a 31 de outubro, que terá ainda a participação de profissionais de 105 países

A 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF) receberá, este ano, 2.033 editores e expositores de 108 nações no Expo Center Sharjah, entre os dias 1º e 12 de novembro.

Antes da abertura da feira, de 29 a 31 de outubro, ocorre também a 13ª Conferência de Editores, evento que reúne editores do mundo todo para palestras, mesas redondas e sessões de matchmaking. A conferência internacional contará com a participação de figuras proeminentes do mercado editorial de 105 países, com 11 participantes estreantes.

Este ano, nove editores representarão o Brasil: Gustavo Faraon (Dublinense), Laura Di Pietro (Tabla), Leonardo Amaral (Rua do Sabão), Ana Margarida Lima Cartaxo (Roça Nova Editora), Antonio Erivan Gomes (Telos Editora), Graziella Beting (Carambaia), Barbara Ferreira dos Reis (Aleph), a agente literária Juliana Farias e Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

No primeiro dia, mais de 42 palestrantes e especialistas realizarão quatro palestras e 31 mesas redondas abordando questões cruciais do setor editorial. Nos dois dias seguintes, a conferência promoverá sessões de matchmaking entre editoras para negociar direitos autorais, acordos de tradução e fortalecimento do setor.

“A internacionalização da literatura brasileira é um passo fundamental para ampliar o alcance e a influência de nossos autores e suas narrativas únicas”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “Com a participação ativa de representantes brasileiros em eventos como a Conferência de Editores em Sharjah, a literatura brasileira ganha visibilidade global, enriquecendo o diálogo cultural e literário entre nações e tornando as obras brasileiras acessíveis a um público mais amplo, e muitas vezes tendo contato pela primeira vez com as nossas vozes”, conclui.

Segundo Rayanna Pereira, a Conferência de Editores em Sharjah permite a oportunidade de estabelecer conexões com diversos profissionais do setor, facilitando a tradução e publicação de livros brasileiros em diferentes idiomas. “Essa troca não apenas valoriza a diversidade literária do Brasil, mas também fortalece a identidade cultural do país no mundo. Por isso, é com muito entusiasmo que embarcamos mais uma vez aos Emirados Árabes Unidos para representar o Brasil com uma delegação forte como essa”, finaliza a coordenadora.

A Conferência terá ainda a participação de figuras notáveis, como Sheikha Bodour Al Qasimi, presidente da Sharjah Book Authority (SBA); Núria Cabutí Brull, CEO da Penguin Random House Grupo; Ian Chapman, CEO e editor da Simon & Schuster Reino Unido e Internacional; e Cheolho Yoon, presidente da Associação de Editores Coreanos e líder da Delegação de Convidados de Honra da Coreia do Sul.

Entre os estreantes, estarão editores e agentes literários do Benim, Costa do Marfim, República Checa, Maurícias, Paraguai, Burkina Faso, Zaire, Malawi, Guiné, Zimbabué e Zâmbia.

[26/10/2023 06:00:00]