Feira de Frankfurt destaca CEO da plataforma de literatura digital Yuewen​, cujo faturamento anual supera US$ 1 bilhão
PublishNews, Guilherme Sobota, 19/10/2023
Hou Xiaonan participou de um dos eventos mais celebrados da Feira do Livro de Frankfurt​, anualmente: o Global 50 CEO Talk

Rüdiger Wischenbart e Hou Xiaonan na Feira de Frankfurt | © Guilherme Sobota
Rüdiger Wischenbart e Hou Xiaonan na Feira de Frankfurt | © Guilherme Sobota
O CEO da plataforma de literatura digital chinesa Yuewen, Hou Xiaonan, participou nesta quarta-feira (18) de um dos eventos mais celebrados da Feira do Livro de Frankfurt, anualmente: o Global 50 CEO Talk, que reúne, em uma entrevista, uma bancada de jornalistas especializados no setor editorial e o consultor alemão Rüdiger Wischenbart. Foi a primeira vez que um profissional chinês foi entrevistado na seção.

A Yuewen (também conhecida como "China Literature") é uma plataforma de literatura online que precedeu modelos também bem sucedidos como o Wattpad e Kindle Direct Publishing. Fundada há duas décadas, a plataforma acumula números superlativos: 10 milhões de escritores, 200 milhões de usuários ativos, dezenas de milhões de trabalhos literários e um faturamento anual que supera US$ 1,05 bilhão.

Responsável pelo planejamento estratégico e desenvolvimento do plano de negócios na empresa desde 2020, Hou Xiaonan explica que uma das chaves para o sucesso da empresa é o modelo "pay-to-read", em que os leitores podem incentivar a produção dos seus autores favoritos com pagamentos diretos na plataforma.

"Os escritores na plataforma podem ter retorno direto dos leitores a todo o tempo, incluindo financeiro", disse Hou. "Mas o maior estímulo do negócio é que a plataforma continuamente fornece boas histórias. Esse é o ânimo maior. Os escritores se empolgam com isso, são efeitos intangíveis. Uma boa história na plataforma é um incentivo para novos autores", explicou. Segundo o CEO, escritores nascidos após 1997 são 70% dos autores na plataforma. "Boas histórias nunca acabam", disse ainda.

A Yuewen tem uma equipe de editores que buscam prestar apoio a autores, além de programar treinamentos, incubadoras e outros mecanismos de suporte, como guias para evitar erros comuns de escritores iniciantes. O CEO afirmou que há uma relação boa com editoras tradicionais – alguns dos livros ganham vida também em versões físicas a partir do trabalho na plataforma – mas existe uma diferença fundamental: o trabalho literário, ali, tem uma lógica de co-criação.

"Diferente das editoras tradicionais, há uma relação linear entre o escritor e o leitor", explicou. "Geralmente, o leitor lê quando o livro está finalizado. Na Yuewen, há uma publicação seriada, o leitor e o escritor têm uma interação a cada vez que um autor finaliza um capítulo. No caminho de uma história se tornar uma boa história, o escritor já recebeu diversas reações dos leitores", explica.

Questionado por Wischenbart sobre como a plataforma monitorava as histórias para, por exemplo, levá-las a outros meios, como adaptações audiovisuais e games, Hou deu uma resposta direta: "estatística".

"Estamos explorando o design para encontrar e planejar como trabalhar com as histórias mais bem sucedidas, mas não estamos ainda com uma abordagem tão sistemática. Por exemplo, do ângulo estatístico, se for para uma adaptação, podemos ter uma ideia do tamanho da base de fãs. A idade dos autores e leitores também é levada em conta nesse sentido", explicou.

Mas ele deu uma dica importante para empresas que pretendem trabalhar com essas intersecções. "A lógica é que há uma grande conexão entre adaptações, quadrinhos, games e audiovisual. Há uma tendência de integração entre essas coisas", afirmou.

Em 2017, a Yuewen lançou sua plataforma internacional, WebNovel. "É basicamente a mesma", explicou Hou. "Nessa plataforma, autores podem lançar e leitores podem pagar para ler, com mais de 400 mil autores em escala global", explicou. A plataforma está disponível em cerca de 200 países.

O Global 50 CEO Talk da Feira de Frankfurt também marca o lançamento do Global 50 Publishing Ranking, relatório global do consultor alemão feito em parceria com veículos de mídia editorial.

[19/10/2023 03:40:00]