42ª Feira do Livro de Sharjah terá 2.033 editores de 108 países
PublishNews, Redação, 13/10/2023
Conferência de editores que antecede a abertura do evento terá ainda 42 palestrantes que conduzirão quatro discursos principais e 31 mesas redondas no primeiro dia, abordando questões e desafios cruciais que o setor editorial enfrenta

A 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF) ultrapassou um marco histórico ao atrair o maior número de países participantes desde a sua criação em 1981. A edição deste ano terá 2.033 editores e expositores de 108 nações de todo o mundo. Eles apresentarão coletivamente uma variedade de 1,5 milhão de títulos, todos exibidos no Expo Center Sharjah de 1º a 12 de novembro.

Organizada pela Sharjah Book Authority (SBA) e tendo como tema Nós falamos livros (We speak books), a Feira de Sharjah 2023 também reunirá 600 autores de todo o mundo. Isto faz parte de uma agenda cultural, criativa e abrangente de 12 dias que inclui mais de 1.700 atividades lideradas por 215 convidados de 69 países, visando todas as faixas etárias e interesses diversos.

“Hoje não estamos aqui apenas para anunciar os detalhes do SIBF 2023, mas também para dar um novo passo num projeto cultural que vem evoluindo há 42 anos. Este projeto enfatiza que os livros são a pedra angular dos planos de desenvolvimento para os países da região e do mundo. Por isso escolhemos o tema Nós falamos livros”, disse Ahmed bin Rakkad Al Ameri, CEO da SBA, na coletiva de imprensa que anunciou as novidades dessa edição da Feira.

Como o PublishNews já adiantou, este ano o evento terá a Coreia do Sul como país Convidado de Honra. O país terá uma exposição em colaboração com a Universidade Portuguesa de Coimbra apresentando 60 artefatos históricos. Além disso, a feira dedicou seis espaços interativos para capacitar os visitantes e enriquecer os seus conhecimentos.

“Os métodos da Coreia de modernizar a sua cultura, preservando as suas raízes passadas, alinham-se perfeitamente com os valores de Sharjah de apoiar a criatividade cultural, preservando ao mesmo tempo o seu património local e história. Acredito que o intercâmbio cultural entre Sharjah e a Coreia do Sul continuará a aprofundar-se e, portanto, abrirá novos caminhos de intercâmbio que nunca foram explorados antes”, ressaltou Moon Byung-iun, Cônsul Geral da Coreia do Sul.

Números da 42ª Feira Internacional do Livro de Sharjah:

- 2.033 editores e expositores
- 1.043 editoras árabes e 900 internacionais
- 108 países
- 1,5 milhão de títulos: incluindo 800 mil em árabe e 700 mil em outros idiomas
- 600 autores de todo o mundo
- 1.700 atividades

13ª Conferência de editores

Antecedendo a abertura da feira, de 29 a 31 de outubro ocorre a 13ª Conferência de Editores. Mais de 42 palestrantes e especialistas conduzirão quatro discursos principais e 31 mesas redondas no primeiro dia, abordando questões e desafios cruciais que o setor editorial enfrenta.

No segundo dia e terceiro, a conferência facilitará sessões de matchmaking entre editoras, para negociar temas como compra e venda de direitos e acordos de tradução. O evento também servirá, em última análise, como um fórum para discutir formas de fortalecer o setor, compartilhar conhecimentos e intermediar novos negócios.

A Conferência começará com a participação de nomes como Sheikha Bodour Al Qasimi, presidente da SBA; Núria Cabutí Brull, CEO da Penguin Random House Grupo; e Ian Chapman, executivo-chefe e editor da Simon & Schuster Reino Unido e Internacional; e Cheolho Yoon, presidente da Associação de Editores Coreanos e chefe da Delegação de Convidados de Honra da Coreia do Sul.

A conferência internacional reunirá ainda editores e agentes literários de 105 países, incluindo 11 participantes pela primeira vez: Benim, Costa do Marfim, República Checa, Maurícias, Paraguai, Burkina Faso, Zaire, Malawi, Guiné, Zimbabué e Zâmbia.

Tags: Sharjah
[13/10/2023 08:00:00]