Autores da UEELP vão divulgar a literatura lusófona na Feira do Livro de Frankfurt
PublishNews, Redação, 09/10/2023
União Europeia de Escritores de Língua Portuguesa tem dois eventos programados para os dias do evento na cidade alemã

Autores brasileiros e lusófonos participam de evento na Feira de Frankfurt | © UEELP
Autores brasileiros e lusófonos participam de evento na Feira de Frankfurt | © UEELP
Autores da União Europeia de Escritores de Língua Portuguesa (UEELP) estarão na Feira do Livro de Frankfurt na quarta-feira (18), às 13h, para apresentar suas obras. São eles: Alessia Maglicane, Altina Ribeiro, Deise Ramos, Inêz Oludé da Silva, Ivonete Rigot-Muller, Marco Guimarães, Mazé Torquato Chotil, Regina Ribeiro e Romulo Marques.

Eles serão recebidos e seus livros apresentados no Hall 3.1. – D-53, Estande do Conselho de Imigrantes de Frankfurt.

Criada em setembro de 2022, a UEELP tem o objetivo de mostrar ao público e aos diversos agentes culturais não lusófonos a riqueza de uma língua pluricontinental e a diversidade das suas literaturas que ocupam espaços, reais ou imaginários, que vão da Amazônia ao Mar de Timor e do Deserto do Namibe às ruas de Lisboa. A União tem atualmente 35 membros na França, Portugal, Alemanha e Itália com o desejo de promover na Europa as literaturas de expressão portuguesa, incluindo a brasileira.

No dia anterior, 17 de outubro, à partir das 17h, os mesmos autores apresentarão e lerão trechos de seus livros no CAFUCHICO (Eckenheimer Landstraße 61 60318, Frankfurt am Main).

Os autores presentes em Frankfurt:

Mazé Torquato Chotil – Presidente da UEELP

Autora e jornalista, nasceu em Glória de Dourados (MS), morou em São Paulo (Osasco) e vive em Paris desde 1985. Publicou Nascentes vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena; Na sombra do Ipê, no crepúsculo da vida; Maria d’Apparecida: negroluminosa voz; Na rota de traficantes de obras de arte, entre outros. Tem quatro livros em francês.

Marco Guimarães – Vice-presidente da UEELP

Autor e professor universitário aposentado é doutor e pós-doutor em medicina. Autor de 11 romances, alguns publicados em Angola, Brasil, Croácia, França e Itália. Sua experiência na área se traduz igualmente em conferências, apresentações de livros entre outros eventos literários na Alemanha, Angola, Brasil, Itália e França onde mora. Escreveu crônicas para o jornal Diário do Comércio de Minas Gerais.

Alessia J. Magliacane

Nascida em Nápoles em 1979, é professora universitária, editora e autora de vários ensaios sobre direito político e estético. Fundadora da editora Classi (Florença, Paris, Porto Alegre, 2015), editora da revista internacional Sovrastrutture (Paris), organizadora do primeiro encontro franco-lusófono de Direito Constitucional (Sorbonne, outubro de 2012 e Lisboa, novembro de 2012). Atualmente, leciona na EHESS, na UFBA e no Prourb/UFRJ.

Deise Ramos

Nasceu no Rio de Janeiro. Desenvolveu sua carreira teatral em João Pessoa, Brasília e em Boston, onde atuou em “Tio Vania”, de Tchekhov, e “Glass Menagerie”, de Tennessee Williams. Depois de passar por Quito, Buenos Aires e Rabat, se instalou em Paris em 2007, onde se tornou mestre em teoria, estética e memória do cinema pela Universidade de Paris VIII. Em janeiro de 2020 lançou seu livro Nelson Pereira dos Santos e a invenção de um cinema nacional (Ed. Harmattan).

Inêz Oludé da Silva

Artista artivista, poeta subversiva, com formação em história da arte, arqueologia e pintura monumental. Membro fundadora da coalizão de artistas da Unesco pela difusão da história da geral da África e diretora do Museu-Valise da história da escravidão, parceiro da ONU UNESCO. Participou da coletâneas de depoimentos 68, A geração que queria mudar o mundo (Ed. Marcas da memória, Ministério da Justiça), Cartas de Amor e de ódio (Ed. Kotter), Poemas que o diabo amassou (Ed. In-Finita).

Ivonete Rigot-Muller

Ivonete Rigot-Muller é soprano, estudou na Escola Nacional de Música (Rio de Janeiro). Em 1988, protagonizou a ópera L'Eslave, de Carlos Gomes. Criou a primeira série de concertos na Aliança Francesa (Rio de Janeiro, Printemps Musical, 1981), fundou a companhia Concertos Amadeus (1982). Instalada em Paris desde 1998, criou a Associação Brasileira de Concertos (2001, primeiro concerto). Cantou em diversas salas renomadas: em Lyon, Tóquio, Madri, Viena, Lima, Moscou e Bilbao. Em 2007, foi nomeada presidente da Comissão França-Brasil do Rotary Club International. Também faz parte da Academia de Artes, Ciências e Letras de Paris. Tendo recentemente se dedicado à escrita, publicou A sopa dos excluídos, Uma lição de vida e Julia, uma ex-criança de rua.

Regina Ribeiro

Regina Ribeiro é autora do romance Ignóbil (Kotter editorial) e tem diversos contos publicados em revistas como a Gueto, Ruído Manifesto, Germina e Zunai. Foi colunista da Kotter editorial. É formada em jornalismo na Unicentro e em Filosofia na Sorbonne, onde obteve também seu mestrado em História da filosofia, fenomenologia e metafísica. Atualmente, estuda escrita criativa na universidade CY Cergy Paris.

Rômulo Marques

É músico, compositor e autor de Belo Horizonte. Participa do grupo Fructos com Beto Lopes, Neo Andrade e Lincoln Cheib, em fase de produção, e participou de muitos projetos com cantores internacionais, como Pierre Barouh, “L’orchestre de contrebasses”, Francis Hime, Olivia Hime, Leila Pinheiro, Chico Cesar, Ze Renato e Nazaré Pereira, Rolando Faria e Luís Antonio (Les Etoiles), entre outros. Fez o CD autoral Fly a kite (2005, disponível nas plataformas). Atualmente trabalha na elaboração de seu novo álbum, com novas composições. Como escritor, Rômulo publicou os livros Voos e sonhos na mata (2016) e Marina da terra e do mar (2023), pela Editora Passatinho de São Paulo.

Telma Brites Alves

Nascida em 1963 na Bahia, passou a infância entre Cafarnaum e o Morro do Chapéu, no interior do estado. Aos 10 anos mudou-se para Salvador, onde fez teatro amador e formou-se em Ciências Sociais (UFBA), com especialização em antropologia médica. Em 1997, Telma Brites Alves mudou-se para França e passou a ensinar a língua portuguesa. Atualmente, mora em Colônia, na Alemanha, onde dá aulas de português e trabalha como atriz (figurantes e pequenos papéis para cinema e televisão). Ela é autora de uma trilogia: Gaia roda da vida, Gaia o templo esquecido e Gaia a cidade da luz.

[09/10/2023 09:50:00]