Novo livro de Bruno Paes Manso será lançado no Boteco da Dona Tati
PublishNews, Redação, 05/10/2023
'A Fé e o Fuzil' propõe reflexão sobre espaços deixados pelo Estado, a forte presença da chamada “bancada da bíblia” no Congresso e como esse movimento influencia a criminalidade; iniciativa é do Boteco Brasileiro de Política de Drogas

Boteco Brasileiro de Política de Drogas no Boteco da Dona Tati © Divulgação Iniciativa Negra
Boteco Brasileiro de Política de Drogas no Boteco da Dona Tati © Divulgação Iniciativa Negra
Nesta quinta-feira (5), às 19h30, o Boteco da Dona Tati (R. Conselheiro Brotero, 506 – Barra Funda, São Paulo / SP) recebe mais uma edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, série de encontros promovidos por Iniciativa Negra, Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Centro de Convivência É De Lei e Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), para colocar a pauta da política de drogas no cerne das discussões sobre direito à saúde, à segurança pública, à educação, ao cuidado e à assistência social, além da necessidade de redução de danos.

A edição especial do Boteco apresenta ao público o livro A Fé e o Fuzil: Crime e religião no Brasil do século XXI (Todavia), do jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) Bruno Paes Manso. A publicação retrata uma dimensão pouco explorada da criminalidade, a partir de depoimentos de ex-criminosos que tiveram a vida transformada pelo contato com a religião.

Bruno Paes Manso também é autor de A guerra: A ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil (Todavia), em coautoria com Camila Nunes Dias, e de A república das milícias (Todavia), entre outros livros. Nathalia Oliveira, socióloga e cofundadora da Iniciativa Negra, gestão e governança da Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), conselheira-titular do Conselho Nacional de Política de Drogas (Conad), vai conduzir a conversa com o autor.

Após a mesa, está prevista a tradicional roda de samba no Boteco com a apresentação do Pagode na Lata, grupo articulado por trabalhadores, ex-trabalhadores e frequentadores da região da Cracolândia, que após demissões em massa criaram uma roda autônoma para preservar as antigas rodas que aconteciam na região.

[05/10/2023 11:00:00]