Instituto de Leitura Quindim participa de campanha em prol dos atingidos pelas enchentes no RS
PublishNews, Redação, 20/09/2023
Proposta é ajudar na reconstrução dos acervos de livros para a recuperação das bibliotecas e fortalecer a cultura nos municípios afetados no Rio Grande do Sul

O Instituto de Leitura Quindim, solidário com a população dos municípios atingidos pelas enchentes que arrasaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, ingressa na Campanha de Doação de Livros da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A iniciativa tem por objetivo recompor os acervos danificados durante o desastre climático. O Quindim passa a ser um dos locais de coleta para a doação dos livros, que devem ser de literatura e estar em bom estado de conservação. Os interessados em contribuir podem entregar os exemplares diretamente na sede do Quindim (Rua Sinimbu, 1670 - Caxias do Sul / RS), de quartas a sábados, das 10h às 18h.

“Recebemos com muita honra e responsabilidade o convite da Sedac para ingressar nessa campanha de reconstrução das bibliotecas, dessas cidades atingidas pelas chuvas. Levar cultura e educação a todos, por meio de livros de qualidade é o nosso propósito maior”, afirma o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.

Por meio do Instituto Estadual do Livro e do Sistema Estadual de Bibliotecas, a Sedac também está em busca de parcerias institucionais, que estão sendo firmadas para reabrir espaços de leitura. A campanha também está aberta para doações individuais de quem puder colaborar.

“Os livros são instrumentos muito potentes para o desenvolvimento humano. Para as redes escolares, e em especial para o público infantojuvenil, são companheiros imprescindíveis que alargam os horizontes nos processos de aprendizagem. Agradecemos a todos e todas que já estão mobilizados nesse esforço para ajudarmos as bibliotecas dos municípios afetados a recuperarem os acervos”, declara a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo.

O diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Benhur Bortolotto, avalia que o Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia climática sem precedentes, e as emergências decorrentes dessa situação têm mobilizado a sociedade gaúcha, revelando a força e a solidariedade do povo. "Mesmo diante das circunstâncias difíceis, é fundamental manter a convicção de que há um futuro para essas comunidades afetadas, e é por esse futuro que é necessário trabalhar desde já", pondera.

Além do Instituto de Leitura Quindim (único local fora de Porto Alegre escolhido para participar da campanha), também fazem parte da ação as seguintes instituições: Biblioteca Pública do Estado do RS, Biblioteca Erico Verissimo e Biblioteca Lucília Minssen da Casa de Cultura Mario Quintana, Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck, Biblioteca Estadual Romano Reif e Instituto Estadual do Livro.

[20/09/2023 10:30:00]