13ª Conferência de Editores de Sharjah reunirá profissionais do setor de 101 países
PublishNews, Talita Facchini, 18/09/2023
Marcada para ocorrer de 29 a 31 de outubro, convenção terá este ano um novo formato com workshops profissionais dinâmicos com o objetivo de promover uma maior interação entre os participantes e priorizar a discussão de questões críticas

A Sharjah Book Authority (SBA) anunciou a data e programação da 13ª edição da Conferência Anual de Editores da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF). Programado para ser realizado de 29 a 31 de outubro, no Sharjah Expo Centre, evento servirá como ponto de encontro global para editores, distribuidores e especialistas em livros vindos de 101 países diferentes.

Notavelmente, sete destas nações – Benim, Costa do Marfim, República Checa, Maurícias, Paraguai, Burkina Faso e Zaire – estarão pela primeira vez na conferência que contará ainda com diversos especialistas do setor que se aprofundarão nos últimos desenvolvimentos e desafios da indústria editorial.

Nesta edição, a SBA introduziu uma transformação significativa no formato da conferência, afastando-se do modelo convencional de seminários e diálogos para abraçar workshops profissionais dinâmicos. Esta mudança visa promover uma maior interação entre os participantes e priorizar a discussão de questões críticas, com o objetivo de beneficiar editores e agentes literários, aumentando as suas contribuições para o setor editorial e, em última análise, elevando a indústria como um todo.

As discussões explorarão uma série de soluções e experiências inovadoras destinadas a expandir o alcance dos livros e das indústrias criativas em novos mercados. A agenda da conferência abordará temas, entre eles, os mecanismos e oportunidades na publicação digital e na produção de audiolivros.

“No 13º ano consecutivo da Conferência de Editores SIBF, apresentamos um programa inclusivo que atende às necessidades e expectativas de editores de vários países, culturas e idiomas. Isto reflete o compromisso visionário da SBA em apoiar e desenvolver a indústria editorial, fomentando o conteúdo cultural na região e no mundo. A nossa crença na importância da troca de ideias, soluções e oportunidades entre editores e em acompanhar os avanços tecnológicos que impactam a indústria editorial, continua sendo uma prioridade”, destacou Mansour Al Hassani, Diretor de Serviços para Editores da SBA.

Detalhes sobre a programação serão anunciados em breve.

Prêmio Sharjah Rights Connection

Outro destaque da conferência será a segunda edição do Prêmio Sharjah Rights Connection, que visa celebrar as contribuições feitas por profissionais de direitos. Os vencedores são reconhecidos e recompensados pelos seus esforços notáveis para proteger os direitos intelectuais dos especialistas em publicações criativas.

As inscrições para a segunda edição do prêmio foram concluídas em 31 de agosto de 2023, e novamente contou com duas categorias distintas. A primeira é exclusiva para profissionais de direitos de tradução empregados em editoras, enquanto a segunda é aberta a profissionais independentes e afiliados a agências especializadas na venda de direitos autorais a editores e licenciadores.

[18/09/2023 08:00:00]