Bienal do Livro Rio: HarperCollins monta cenário de Nárnia e traz estande inédito da Thomas Nelson Brasil
PublishNews, Redação, 29/08/2023
Dentre os autores convidados, está o escritor iraniano-americano Abdi Nazemian, que vai participar de mesa no dia 10 de setembro, e outros nomes como Cláudia Lemes, Pedro Rhuas, Rafaela Ferreira, Aione Simões e Paola Aleksandra

Cenário de Nárnia para estande da HarperCollins na Bienal é da Skada | © HarperCollins/Skada
Cenário de Nárnia para estande da HarperCollins na Bienal é da Skada | © HarperCollins/Skada
O grupo HarperCollins chega à Bienal do Livro Rio 2023 com novidades. Neste ano, a editora cristã do grupo, a Thomas Nelson Brasil, terá um estande próprio com 100m². O já tradicional estande da HarperCollins Brasil – que terá 250m² – vem com uma reprodução de Nárnia, fazendo referência a um de seus principais destaques na feira: os livros de C.S. Lewis da coleção As crônicas de Nárnia.

Durante o evento, que ocorre entre os dias 1 e 10 de setembro, o grupo estará no espaço J13 do pavilhão azul. Já o estande da Thomas Nelson Brasil ficará no pavilhão verde, no espaço P32.

O estande da HarperCollins também terá painéis que farão referência a outros dois grandes nomes do catálogo da editora: Agatha Christie e J.R.R. Tolkien. A editora criou um espaço dedicado aos fãs de Minecraft, um dos principais lançamentos do fim do ano, quando serão lançados os guias oficiais do jogo, além do Almanaque 2024.

Para os fãs de romance, o estande terá um painel dedicado ao lançamento Amor às causas perdidas, da autora Paola Aleksandra, publicado pela Harlequin. Por fim, a HarperCollins também preparou um espaço dedicado aos livros de Abdi Nazemian, que vem ao Brasil pela primeira vez para participar da Bienal do Livro.

Pela editora, Nazemian lançou os livros Tipo uma história de amor, O legado de Chandler e o conto FOFO, presente na antologia LGBTQIAP+ A gente se vê na Parada. O autor será o convidado principal da mesa “Entra na Roda, Abdi Nazemian”, no domingo, dia 10 de setembro, no espaço Palavra-chave, às 17h.

Além disso, a grupo terá 33 autores nacionais na programação oficial da Bienal e na agenda dos estandes.

No estande das editoras HarperCollins e Harlequin, autores como Monge Han, Cláudia Lemes, Pedro Rhuas, Rafaela Ferreira, Aione Simões e Paola Aleksandra estarão presentes para sessões de autógrafo. Já no estande da Thomas Nelson Brasil, Rodrigo Bibo, Fernanda Witwytzky, Ismael Sobrinho, Sara Gusella, Marcos Almeida e outros autores também estarão no evento.

Programação da HarperCollins na Bienal do Livro Rio 2023

Na programação oficial da Bienal do Livro, no dia 1º de setembro, Luana Génot estará no Espaço Infantil. Autora do livro infantil Guerreiras do sim, Génot é mestra em Relações Étnico-Raciais, além de fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil e colunista do jornal O Globo e da revista Ela.

Dia 2 de setembro, a CEO e diretora criativa da Obvious, Marcela Ceribelli, participará da mesa “O nosso tempo”, realizada no espaço Palavra-Chave. Marcela é autora do best-seller Aurora: o despertar da mulher exausta, obra que convida as mulheres a se libertarem de amarras sociais e refletirem sobre o que as impede de serem felizes.

Renato Noguera, professor e filósofo referência no Brasil em filosofias africanas e indígenas, é autor dos livros Por que amamos, Mulheres e deusas e O que é o luto, além da obra infantil O aniversário de João, seu lançamento mais recente. Ele estará no painel “Falando de amor”, no dia 3 de setembro, e também estará no Espaço Infantil, para falar do seu novo livro infantil.

No espaço Café Literário, no dia 4 de setembro, a quadrinista Helô D’Angelo, que publicou pela HarperCollins o quadrinho Nos olhos de quem vê, irá compor a mesa “Quadrinhos”. Helô é conhecida por suas histórias postadas online, além de trabalhar como capista do podcast Mamilos e chargista no Brasil de Fato. Foi finalista do primeiro CCXP Awards de Melhor Álbum de Quadrinhos com o livro Isolamento.

No dia 6, Guilherme Karsten estará no Espaço Infantil. Ele é autor e ilustrador premiado e publicado em mais de 15 idiomas, que tem obras infantis como Ramon Fellini, Você é um monstro? e Aaahhh! lançadas pelo selo HarperKids. Karsten foi finalista do Prêmio Jabuti 2021 e já recebeu prêmios internacionais por conta de seus livros.

Já no dia 7 de setembro, Paola Aleksandra, considerada uma das maiores influenciadoras de livros de romance do país, estará na mesa “Além do Tempo”. Paola é autora de Amor às causas perdidas, publicado pela editora Harlequin, e além de participar da mesa oficial, também fará o lançamento oficial de seu livro durante a Bienal do Livro.

Ainda no dia 7, no espaço Café Literário, a pesquisadora e escritora Winnie Bueno estará na mesa “A leitura inventa o futuro”. Winnie é considerada uma das vozes antirracistas mais atuantes da atualidade e pela HarperCollins publicou o livro Por que você não acredita em mim, no qual apresenta fatos ocorridos com ela e conhecidos e mostra como pessoas negras, sobretudo mulheres, são descredibilizadas pela sociedade.

Em 9 de setembro será a vez do ativista, comunicador e escritor Alê Santos. Ele estará na mesa “Inventar futuros”, no espaço Café Literário, para conversar sobre os diferentes futuros que a ficção pode tomar. Alê Santos é autor do livro O último ancestral, obra afrofuturista que lhe rendeu indicação ao Prêmio Jabuti 2022 e ao 1º CCXP Awards.

No dia 10, último dia do evento, o jornalista, professor e podcaster Ivan Mizanzuk, autor de O caso Evandro, estará no espaço Palavra Chave, para uma conversa sobre o fascínio que as pessoas têm por crimes, envolvendo o gênero true crime. Seu livro foi criado a partir da pesquisa feita para o podcast Projeto Humanos sobre o caso “As bruxas de Guaratuba”, uma das investigações criminais que mais chocou o país nos últimos tempos.

[29/08/2023 09:40:00]