Apanhadão: Por que os booktokers conseguem vender tantos livros?
PublishNews, Redação, 28/08/2023
Segundo a matéria da BBC, um dos fatores é a 'credibilidade da fonte'; Na VejaSP​, uma nota aponta que o CEO da Livraria Cultura considera que um prêmio recebido pela revista é uma coroação na luta pela sobrevivência

Booktokers e vendas de livros; sintonia | © Freepik
Booktokers e vendas de livros; sintonia | © Freepik
A BBC procurou responder uma das perguntas do momento no mercado editorial global: por que tiktokers são tão bons em convencer pessoas a comprarem livros? Segundo a matéria, uma das possibilidades de resposta recai sobre a "credibilidade da fonte", ou seja, sobre a competência e habilidade do criador de conteúdo que está apresentando aquele livro.

Na VejaSP, uma nota aponta que o CEO da Livraria Cultura, Sergio Herz, considera que o prêmio recebido pela revista – o topo da categoria livrarias na votação popular Os Mais Amados de SP 2023 – é uma sinalização. "Esse prêmio tem a ver com a nossa luta pela sobrevivência, por tudo que fazemos para não deixar a empresa fechar", disse.

A Folha de S. Paulo noticiou neste fim de semana a publicação inédita em livro de um conjunto de poemas de Gregório de Matos, a sair na Coleção Folha Clássicos da Literatura Luso-Brasileira, com organização e edição de Marcello Moreira, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. São 300 anos entre a compilação original e a publicação em um único volume.

Também na Folha, o jornalista Ubiratan Brasil entrevistou o quadrinista Rafael Granpá, que criou "versão psicótica do Batman em Gotham City similar a São Paulo".

O Globo falou sobre como a Bienal do Livro Rio passou de feira literária para megaevento, e, no Estadão, uma entrevista dupla com Blake Crouch e Alice Braga – escritor e atriz participam da Bienal do Livro Rio para falar sobre a adaptação audiovisual de Matéria escura, livro publicado pela Intrínseca. Na coluna Babel, o valor que a Buzz pagou pela biografia de Britney Spears: R$ 1 milhão.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, trouxe entrevistas e resenhas sobre os livros de dois nomes da literatura brasileira contemporânea, André de Leones e Joca Reiners Terron. A Coluna Literária, do Jornal do Commercio (PE), falou com os curadores da Bienal do Rio.

No Nexo, o pesquisador e advogado Guilherme France recomenda 5 livros para compreender a corrupção. A Zero Hora relembrou o fenômeno das narrativas eróticas dos anos 1980 e 1990.

Tags: Apanhadão
[28/08/2023 10:44:52]