Oficina Raquel leva o jogo Se Joga no Livro para estande do SNEL na Bienal do Livro Rio
PublishNews, Redação, 21/08/2023
Iniciativa é uma das vertentes do projeto Academia Editorial Júnior (AEJ)​, o programa profissionalizante de capacitação editorial para jovens em situação de vulnerabilidade

Jogo de tabuleiro 'Se Joga no Livro' estará na Bienal do Livro Rio | © Oficina Raquel
Jogo de tabuleiro 'Se Joga no Livro' estará na Bienal do Livro Rio | © Oficina Raquel
Criado pela editora carioca Oficina Raquel, o jogo de tabuleiro Se Joga no Livro vai ocupar 50 metros quadrados do estande do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) durante a Bienal do Livro Rio. O jogo "é uma atividade lúdica e informativa que ensina o processo completo de criação de um livro", segundo a editora.

A iniciativa é uma das vertentes do projeto Academia Editorial Júnior (AEJ), o programa profissionalizante de capacitação editorial para jovens em situação de vulnerabilidade desenvolvido pelo SNEL, e estará acessível ao público em tempo integral ao longo de todos os dias do evento – 1º a 10 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Coordenado por monitores, todos os visitantes poderão participar gratuitamente do jogo, sobretudo crianças e jovens na companhia dos pais ou em excursões escolares.

A ideia por trás do jogo é promover a interação com o público e ao mesmo tempo esclarecer como a cadeia produtiva do livro envolve diversos profissionais e muitas etapas: desde os autores, passando por agentes literários, tradutores, ilustradores, preparadores, revisores, diagramadores, capistas, editores, distribuidores, divulgação e livreiros.

Ao final dessa experiência, as impressões dos jovens participantes serão reunidas em relatos e crônicas publicadas em livro pelo SNEL em parceria com a editora. “O caminho é longo e, muitas vezes, isso não fica claro para o leitor final. Com o jogo, queremos mostrar como funciona a cadeia produtiva e, assim, também valorizar o objeto livro”, avalia a editora da Oficina Raquel e idealizadora do jogo, Raquel Menezes.

Na Flip 2022, o jogo foi realizado pela Editora Caraminhoca e pelo jornalista Leonardo Neto.

Oficina Raquel na Bienal

Com 17 anos de atuação no mercado, a editora Oficina Raquel marca presença na Bienal com a sua "bicicleta literária", que estará no Pavilhão 4 Verde durante todos os dias do evento para apresentar aos leitores seus lançamentos e as principais obras do catálogo.

A seleção de títulos inclui obras que atravessam temas ligados ao feminismo, universo LGBTQIA+, questões raciais, estudos de gênero, relacionamentos e neurodiversidade. Entre os livros que serão expostos na bike, estão o lançamento internacional Como é ser autista, da inglesa Charlotte Amelia Poe, Mentiras reunidas, de Alex Castro, Conversas que não tive com a minha mãe, de Felipe Brandão, Histórias de cego, de Marcos Lima, o infantil Fala, menina!, de Cintia Barreto, e a divertida HQ A liga das Superfeministas, da francesa Mirion Malle.

Além disso, quatro de seus autores – Cíntia Barreto, Cidinha da Silva, Pedro Machado e Sonia Rosa – participam da programação oficial do evento.

“A Oficina Raquel ao longo dos últimos anos tem sempre participado da Bienal, muitas vezes unindo forças, em estandes coletivos, com outras editoras independentes. Neste ano, estaremos com uma bicicleta literária repleta de livros que orientam a nossa linha editorial: mais do que livros, diversidade”, aponta Raquel Menezes.

Oficina Raquel na Bienal do Livro Rio 2023:

  • Dia 01/09 I sexta-feira I às 10h I A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo – Conversa com Cintia Barreto
  • Dia 01/09 | Sexta-feira | às 19h | Palavra-Chave/As muitas cores de “Um Defeito de Cor” – Conversa com Cidinha da Silva
  • Dia 05/09 I terça-feira I às 16h I A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo – Conversa com Sonia Rosa
  • Dia 08/09 I sexta-feira I às 12h I Café Literário – Mesa “Na rua a gente se encontra”, com Pedro Machado, Ana Paula Araújo e Joyce Berth
[21/08/2023 10:00:11]