Livraria Dois Pontos e TAG anunciam fusão de suas operações
PublishNews, Redação, 16/08/2023
Nova empresa vai manter as duas marcas e terá gestão integrada; estimativa é faturar entre R$ 45 milhões e R$ 50 milhões anualmente a partir de 2024

Gustavo Lembert, Ciça Pinheiro, Ana Paula Rocha; agora, sócios | © Divulgação
Gustavo Lembert, Ciça Pinheiro, Ana Paula Rocha; agora, sócios | © Divulgação
A livraria virtual Dois Pontos e o clube de assinaturas de livros TAG anunciaram nesta quarta-feira (16) a fusão de suas operações. Segundo as empresas, as negociações tiveram início em 2023 e resultaram em uma nova companhia – com receita de R$ 38 milhões, mais de 200 mil clientes (entre assinantes e compradores) e estimativa de faturar entre R$ 45 milhões e R$ 50 milhões anualmente a partir de 2024.

Tanto a marca TAG como Dois Pontos serão mantidas na nova empresa, que terá um modelo de gestão integrada. Gustavo Lembert atuará como CEO, Ciça Pinheiro como diretora de Marketing e Comunicação, e Ana Paula Rocha como diretora de Operações.

"Nosso objetivo com essa união é fortalecer o ecossistema em torno da nossa comunidade de leitores, desde o início das conversas vimos como nossas operações são complementares e trarão benefícios imediatos para os clientes das duas empresas", diz Lembert ao PublishNews. "Quanto ao mercado, tanto a TAG quanto a Dois Pontos têm uma relação muito próxima com as editoras e certamente esse movimento só nos aproximará ainda mais dos nossos parceiros, numa relação que precisa ser saudável para toda a cadeia do livro".

Experiência de leitura

O negócio entre as empresas busca melhorar a experiência dos associados TAG e oferecer vantagens exclusivas aos clientes Dois Pontos.

"A partir de agora, além de fazer parte do maior clube de livros do país, nossos associados também terão acesso ao amplo portfólio da Dois Pontos com vantagens exclusivas", comenta Lembert, sócio-fundador da TAG. "São mais de 150 mil títulos e uma curadoria tão cuidadosa como a que temos dentro de casa”, completa o executivo.

“Somos mais do que um e-commerce de livros, nós oferecemos uma experiência rica em conteúdo e material editorial em nossa plataforma", aponta Ciça Pinheiro, uma das fundadoras da Dois Pontos. "Na Dois Pontos é possível encontrar dicas e conteúdos que levem à descoberta de novas leituras e à valorização de títulos lançados no passado que não ganharam o reconhecimento adequado".

“É com muito orgulho que digo que seguimos na contramão do mercado livreiro", completa Ana Paula Rocha, que esteve à frente das operações da editora Zahar, como sócia e diretora, por 15 anos, e também é uma das fundadora da Dois Pontos. "Ao passo que vemos grandes impactos da crise em nosso segmento, vivenciamos uma expansão tanto pelo ponto de vista do negócio como de benefícios aos nossos clientes”, afirma.

Fundada em 2014 em Porto Alegre, a TAG teve um crescimento significativo na pandemia e, mesmo com a instabilidade econômica após esse período, hoje conta com aproximadamente 30 mil associados e já enviou mais de 3 milhões de "caixinhas" nesses nove anos de funcionamento.

A Dois Pontos nasceu em 2021 em São Paulo com o objetivo de formar novos leitores despertando o interesse pelos livros. Hoje, conta com mais de 150 mil títulos em seu acervo, 20 mil clientes e forte presença em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Por enquanto, as empresas vão manter as duas marcas – "pois entendemos que cada uma tem um posicionamento importante com diferentes públicos, permitindo maior flexibilidade de comunicação e lançamento de produtos", complementa Lembert.

[16/08/2023 13:12:57]