Sesc Santo André prepara programação para exaltar a potência feminina na arte dos HQs
PublishNews, Redação, 02/08/2023
Mulheres no centro da construção e da narrativa dos quadrinhos realizam ações no espaço no ABC

Natália Sierpinski @ André Ramiro
Natália Sierpinski @ André Ramiro
O segundo semestre do ano será marcado por programações que enaltecem a potência feminina no Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André / SP). O espaço preparou uma programação – que começa nesta quinta-feira (3) – para evidenciar o papel das artistas no centro da construção e da narrativa dos quadrinhos.

Na oficina Imaginação e criação de personagem de HQ, a artista visual Ângela Camata aborda as principais técnicas para a produção de personagens de quadrinhos de forma digital. O Clube de leitura também abraça a temática, onde a mediadora Natália Sierpinski, junto com a artista Marília Marz discutem sobre diversas obras do gênero quadrinhos.

Complementando as ações, a intervenção Heroínas da Arte Sequencial: Protagonismos da Mulher nos Quadrinhos, que ocorre nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, busca visibilizar, reconstruir e representar o universo do HQ através do olhar das artistas Marília Marz, Ing Lee, Luiza Lemos e Lila Cruz, que pintarão um mural no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, criando uma obra coletiva.

As artistas têm usado suas obras para contar histórias diversas, representando mulheres fortes, empoderadas e complexas. Ao fazer isso, contribuem para a construção de um cenário mais inclusivo, real e aberto a diferentes perspectivas, além de redefinir o espaço das HQs, ampliando a representatividade, e exaltando quão fundamental é o protagonismo feminino para abrir portas e inspirar outras mulheres.

Programação:

Oficina: Imaginação e criação de personagem de HQ Com Angela Camata

Além da técnica, a criação de um personagem de HQ pode ser a partir da experimentação e vivência sensorial, permitindo a fruição de formas, cores e particularidades sofisticas e autênticas. O princípio se dá a partir da exploração sensorial de elementos inusitados: mineral, vegetal e industrial. A partir daí, cada participante cria um personagem único com características e personalidade. Uma breve experimentação em aplicativos de celular finaliza o projeto podendo se estender para a criação de um HQ digital.

Minibiografia: Angela Camata é artista Visual com produções em diversas técnicas plásticas, objetos, performances, vídeo srte, e foto performance. Arte Educadora com experiência em atividades e processos criativos de crianças, jovens e adultos. Possui formação acadêmica em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Pós-graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação - SENAC RJ. Dia 6/8, domingo, das 14h às 16h Espaço de Tecnologias e Artes Livre - Autoclassificação Grátis - Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.

Intervenção: Heroínas da Arte Sequencial: Protagonismos da Mulher nos Quadrinhos com Marília Marz, Ing Lee, Luiza Lemos e Lila Cruz.

Com o intuito de refletir, contestar, reconstruir e representar a mulher nesta que é considerada a "nona arte", "Heroínas da Arte Sequencial: Protagonismos da Mulher nos Quadrinhos" convida para compor o mural do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santo André quatro artistas femininas de diferentes perfis e estilos para ilustrar, conforme as próprias inspirações, as possibilidades e pluralidades de ser mulher dentro do universo das histórias em quadrinhos, onde, muitas vezes, foi traduzida através de traços masculinos, com os quais foi equivocadamente apresentada estética e politicamente.

A cada mês, de agosto a novembro de 2023, uma delas acrescentará ao mural do Espaço de Tecnologias e Artes uma ilustração sua na linguagem dos quadrinhos e também participará do Clube de Leitura, debatendo uma publicação sua numa roda de conversa mediada pela educadora e pesquisadora em gênero nos quadrinhos, Natália Sierpisnki.

Artista de Agosto: Marília Marz (São Paulo) é formada em arquitetura e trabalha como ilustradora e quadrinista. Em 2017 realizou seu primeiro quadrinho longo, que foi também seu TCC, a história com o título de "Indivisível", uma narrativa sobre a cultura negra e leste asiática no bairro da Liberdade, em São Paulo. A HQ foi contemplada pelo edital PNLD 2021 (Plano Nacional do Livro Didático) e uma nova edição foi lançada em 2022 pela editora Conrad. A publicação lhe rendeu a indicação ao troféu HQ MIX 2020 na categoria Novo Talento - Roteirista.

Artista de Setembro: Ing Lee (Belo Horizonte) é coreano-brasileira e surda-oralizada. Bacharel em artes visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. É cofundadora do selo editorial e eixo de experimentação gráfica O Quiabo, integrou a turma de 2022 do programa Amigos da Embaixada da Coreia como promotora da cultura coreana no Brasil, e faz parte do Mitchossó, coletivo da diáspora coreana da Casa do Povo.

Artista de Outubro: Luiza Lemos é uma ilustradora e quadrinista do Rio de Janeiro. Formada em História, Luiza já fazia quadrinhos antes de fazer a transição de gênero, mas não se sentiu mais confortável com seus personagens após isso, e afastou-se do mercado de quadrinhos por um ano. Em 2016, criou a webcomic "Transistorizada".

Artista de Novembro: Aline Cruz, ou Lila Cruz, nasceu em Salvador, é jornalista e também trabalha com ilustração e quadrinhos. Editou, em parceria com outras cinco mulheres, a revista Farpa, que selecionou e publicou 99 artistas de todo o país. Lila já realizou duas exposições próprias e fez a curadoria de uma exposição de artistas mulheres em Salvador. Publicou seu primeiro zine em 2013, e em 2015 lançou o Projeto Quadrada, com três revistas: "Ansiedade", "Desnuda" e "Nostálgica", e criou sua própria editora, a Quadrada.

Dia 3/8, quinta, das 10h30 às 19h Espaço de Tecnologias e Artes Livre - Autoclassificação Grátis - Sem retirada de ingressos.

Clube de leitura: Quadrinhos com Marília Marz e Natália Sierpinski

A mediação deste clube convida os leitores de todas as idades a mergulharem em obras que dialogam com o universo dos quadrinhos. Com Marília Marz e mediação de Natália Sierpinski.

[02/08/2023 09:00:00]