Bienal do Livro Rio investe em novos formatos e espaços e abre venda de ingressos
PublishNews, Talita Facchini, 02/08/2023
Com o objetivo de levar ao público discussões relevantes e atuais, evento vai reunir mais de 300 autores, com nomes como Julia Quinn, Conceição Evaristo, Valter Hugo Mãe e Itamar Vieira Junior entre os confirmados

A Bienal do Livro Rio, marcada para ocorrer de 1º a 10 de setembro, iniciou nesta terça (1º) a venda de ingressos da sua edição comemorativa de 40 anos – e anunciou as novidades da sua programação.

Os ingressos, com custo a partir de R$ 19,50, podem ser adquiridos clicando aqui.

Prometendo levar ao público experiências que vão além dos livros, em palcos inéditos e com bastante interação, o evento realizado pela GL Events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) pretende reunir mais de 300 autores e personalidades em mais de 200 horas de programação.

A ideia central é trazer discussões relevantes e contemporâneas, acompanhando as mudanças do mundo. “A Bienal do Rio sempre esteve à frente do seu tempo e este ano nasce a Bienal que queremos ver daqui até os próximos 40 anos. Um evento que vai além da venda de livros e seja um lugar de encontro e novas experiências”, disse Tatiana Zaccaro, diretora de Negócios da GL events Brasil, durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (1º).

Segundo Tatiana, o tema do evento deste ano vai na contramão da dominância de assuntos como a inteligência artificial, tendo como foco criar algo que evidencie o que “nos torna humanos”.

Entre as novidades, destaque para os formatos Em primeira pessoa e Páginas no palco, pensados para ocupar o tradicional Café Literário – e o Páginas na tela, que promete movimentar a Estação Plural. Há ainda um novo espaço de diversão batizado de Palavra-Chave.

Stephanie Borges, Clara Alves e Mateus Baldi
Stephanie Borges, Clara Alves e Mateus Baldi
Bianca Ramoneda, diretora artística da Bienal, e o coletivo curador formado por Clara Alves, Mateus Baldi e Stephanie Borges, trabalharam costurando conceitos, com o objetivo de fazer a Bienal ser o mais inclusa possível, com personalidades negras, LGTBQIAPN+ e feministas, todos juntos, em busca da diversidade de perspectivas.

Sobre o espaço Palavra-chave, Ramoneda descreveu como "borbulhante", enquanto a palavra "foco" definiu o Café literário que irá abrigar autores e assuntos de maneira mais objetiva e intimista.

Nomes como Ruy Castro, Conceição Evaristo, Thalita Rebouças, Mauricio de Sousa, Ana Maria Machado, Marcelo Moutinho, Maria Freitas, Juan Jullian, Lavinia Rocha, Tiago Valente, Lázaro Ramos, Alexandre Coimbra Amaral, Christian Dunker, Marcela Ceribelli, Pedro Vinicio, Chico Felitti, Itamar Vieira Jr, Micheliny Verunschk, Mario Sergio Cortella, entre outros – além dos nomes internacionais já anunciados – integram a programação.

A programação completa você confere no site da Bienal.

“O leitor é o motivo da nossa existência. Chegamos aos 40 anos acreditando nas pontes que criamos e nos sonhos que ainda podemos realizar. Queremos que as experiências sejam cada vez mais positivas e marcantes na vida das pessoas”, celebra o presidente do SNEL, Dante Cid.

Confira em detalhes os novos espaços e formatos da Bienal.

Café Literário

O Café Literário chega à edição 2023 renovado. Com uma proposta mais intimista e envolvente, segue promovendo discussões que apontam os rumos da nossa sociedade. Por ele, vão circular mais de 45 nomes que são referência na literatura e nas artes, para trocas de ideias e pontos de vista sobre incontáveis assuntos, distribuídos em mais de 20 mesas.

Em Primeira Pessoa
Estreante na programação do Café Literário, o formato Em Primeira Pessoa trará autores consagrados para conversar com o público, em estilo semelhante ao TedTalks. Entre os nomes confirmados estão os de Conceição Evaristo e do líder indígena Aílton Krenak. Após as apresentações, haverá espaço para perguntas com mediação de Eliana Alves Cruz e Orlando Calheiros, respectivamente ao lado de Conceição e Aílton. A grande diferença será o tempo de discurso maior, proporcionando ambiente mais confortável para as conversas.

Páginas no Palco
Outra atração inédita do Café Literário é o Páginas no Palco, que levará performances, leituras e monólogos de grandes personalidades do teatro, com peças adaptadas dos livros. Vera Holtz, Cláudia Abreu e Beth Goulart são algumas das 11 personalidades que subirão ao palco

Sextou com Simas
O Café Literário também ganhará “resenhas” em clima de boteco com Luiz Antonio Simas. Nas duas sextas-feiras, dias 1º e 8 de setembro, o autor recebe convidados para o Sextou com Simas, uma “mesa de bar” que vai levar debates das ruas para a Bienal.

Estação Plural – Páginas na Tela

O Estação Plural é um espaço já conhecido do público, que nesta edição pós-pandemia se transforma para abraçar a pluralidade, as várias maneiras de se trabalhar o conteúdo. Uma delas será o formato inédito Páginas na Tela, que terá foco nas narrativas audiovisuais e discussões sobre obras literárias que originaram filmes, novelas, séries e minisséries. A escritora, diretora e produtora Rosane Svartman assina a curadoria de seis mesas, que serão ponto de encontro do público com autores, diretores e atores que participam de suas vidas.

Palavra-Chave

O Palavra-Chave é um espaço novo do debate e da emoção: Dos romances de época a questões sociais e latentes, do “felizes para sempre” ao humor, do universo da fantasia à cultura pop. Na agenda, já estão confirmadas festas temáticas, pocket shows e estreias. Um dos eventos mais aguardados será o animado baile de máscaras com traje à fantasia da Julia Quinn, autora do estrondoso sucesso Os Bridgertons.

Entra na Roda
Novidade do Palavra-Chave, o Entra na Roda é inspirado no programa Roda Viva, que estreou na televisão em 1986. A atração levará grandes autores para serem entrevistados por formadores de opinião em formato similar ao que ficou famoso: o convidado ficará ao centro de um círculo com os mediadores em volta. Entre os nomes que passarão por lá estão os autores Jenna Evans Welch e Abdi Nazemian.

A Grande Aventura Leitora / Espaço Infantil Imersivo

O público infantil receberá uma programação qualificada, lúdica e envolvente, com curadoria do LERCONECTA, de Carolina Sanches, Martha Ribas e Rona Hanning. Esta será a terceira edição delas na Bienal do Livro Rio. A atração imersiva, inspirada no clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, é um dos destaques da Bienal. Com 600 m², o lugar terá três ambientes: O Livro é Elástico, Ler é Abraçar e Ler é Encontro.

Mais uso da área verde e atendimentos inclusivos
Este ano, a Bienal do Livro Rio vai privilegiar os jardins do Riocentro, mais uma vez em consonância com as mudanças ao redor. Depois dos meses de confinamento, as pessoas passaram a valorizar ainda mais o ar livre, o respiro, o vazio que pode ser ocupado de novas maneiras.

Doação de livros e uma Bienal poética nas Escolas

A Bienal do Livro Rio se expandirá para a cidade no mês de agosto. Através de uma ação com o Hemorio, cada doação de sangue será revertida na doação de um livro para uma instituição a ser definida. O projeto Bienal nas Escolas levará autores a escolas da rede municipal de ensino.

Clique aqui para conferir a programação da Bienal do Livro Rio 2023.

[02/08/2023 08:00:00]