Elas Publicam pretende incentivar escrita, empreendedorismo e networking entre profissionais do mercado editorial
PublishNews, Talita Facchini, 28/07/2023
Painéis da programação do evento em Campinas, neste sábado (29), pretendem discutir a publicação de mulheres, o empreendedorismo feminino e a profissionalização do setor; terceira edição já tem data definida

É neste sábado (29) a segunda edição do Elas Publicam: Encontro de mulheres do mercado editorial. Das 8 às 18h, o evento reunirá em Campinas, no Centro de Convenções do Praça Capital (Av. José Rocha Bomfim, 214 – Campinas / SP), mulheres de diversas áreas do mercado editorial para falar sobre temas atuais.

A mão de obra feminina é maioria no setor editorial – não só no Brasil – e criar oportunidades para trocas de conhecimentos e experiências pode ajudar profissionalmente, além de criar uma rede de apoio necessária. “No Escreva, Garota!, eu já reunia escritoras em um espaço de troca e aprendizado. Mas, queria ir além, criando também um movimento que envolvesse tantas outras mulheres do mercado editorial: tradutoras, revisoras, editoras, ilustradoras... O Elas Publicam nasceu com objetivo de incentivar o networking entre essas profissionais”, explica Lella Malta, escritora, produtora cultural e idealizadora do projeto. “Incentivamos a escrita e a publicação de mulheres, o empreendedorismo feminino no mercado editorial, a profissionalização do setor”, completa.

O painel Editora: como escolher e ser escolhida resume bem o objetivo do Elas Publicam. “Mediar uma mesa com outras três importantes editoras mulheres brasileiras sobre como escolher e ser escolhida por uma editora é uma oportunidade de desmistificarmos antigos estigmas e ideias que carregamos sobre a aquisição de livros, principalmente de autoras mulheres contemporâneas. É mostrar, para as mais de cem inscritas (muitas delas autoras independentes) que o mercado editorial vem se transformando e há inúmeros espaços para elas ocuparem”, conta Larissa Caldin, Publisher da Primavera Editorial, e que no evento irá conversar com Dani Costa Russo, Debora Ribeiro Rendelli e Raïssa Lettiére.

“Todas as outras mesas do evento rondam esta temática: empoderar essas mulheres, sejam elas escritoras, livreiras ou editoras, de conhecimento e informação para que possam escolher o seu melhor caminho, seja ele qual for”, completa Caldin. Na programação, serão abordados ainda temas como o processo editorial da literatura infantil e juvenil, marketing literário, as armadilhas do mercado editorial para escritoras iniciantes, e as iniciativas que fazem a diferença.

A segunda edição do evento terá ainda nomes como Debora Rendelli (editora da Urutau), Mari Mortani (roteirista e tradutora literária), Cynthia Müller (comercial da Planeta de Livros), Mariana Martins (proprietária da Transpo Express), Cláudia Machado (da Catavento Distribuidora), Maria Carolina Borin (comercial da editora Fósforo), entre outras.

“A ideia é rodarmos o Brasil em duas ou três edições anuais. Não queremos marcar presença somente no tradicional eixo Rio-São Paulo, mas ir até essas mulheres – de norte a sul no país”, acrescenta Lella.

A próxima edição do Elas Publicam será em Salvador e está marcada para 9 de dezembro.

[28/07/2023 10:00:00]