Com homenagem a Ailton Krenak, Flima 2023 terá como tema 'sonhar, imaginar, transformar'
PublishNews, Redação, 25/07/2023
Festa Literária da Mantiqueira ocorre entre os dias 12 e 15 de outubro, em Santo Antônio do Pinhal (SP); evento terá curadoria horizontal e editais para receber propostas de atividades para adultos e crianças

A 6ª edição da Flima – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, que homenageia o escritor e ativista indígena Ailton Krenak, ocorre este ano entre os dias 12 e 15 de outubro, em Santo Antônio do Pinhal (SP), mantendo a tradição de celebrar autores vivos e brasileiros. Há dois editais abertos para a sugestão de programações e atividades.

Membro da Academia Mineira de Letras, ativista do movimento socioambiental, filósofo, poeta e escritor da etnia indígena crenaque, Ailton Krenak é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais e recebeu a Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República, em 2015. Seu pensamento original está nos livros Ideias para adiar o fim do mundo, A vida não é útil e Futuro ancestral, publicados pela Companhia das Letras e lançados em mais de 10 países. Krenak exerceu um papel crucial como liderança no movimento da Conquista dos Direitos Indígenas na Constituinte de 1988.

"A cosmovisão de algumas nações indígenas entende o sonho como fonte de conhecimento. Depois de sentir uma certa asfixia nos últimos anos, em que à emergência climática, somou-se a pandemia e a ascensão da extrema direita, hoje, mais do que nunca, é preciso voltar a sonhar para imaginar outros mundos possíveis", afirma o jornalista Roberto Guimarães, idealizador e curador da FLIMA, em comunicado.

Para o curador, talvez a imagem mais poética, potente e inspiradora da obra de Krenak sejam os paraquedas coloridos que, em "Ideias para adiar o fim do mundo", o autor sugere que sejam construídos com nossa capacidade crítica e criativa, para aproveitar a queda, que é inevitável. "De que lugar se projetam os paraquedas? Do lugar onde são possíveis as visões e o sonho. Um outro lugar que a gente pode habitar além dessa terra dura: o lugar do sonho", escreve Krenak. "É com essa inspiração que estamos construindo a programação do festival", complementa Guimarães.

Como participar

Para selecionar atividades literárias e artísticas que vão compor a programação adulta e infantojuvenil da FLIMA e Fliminha 2023, a festa segue com a proposta iniciada no último ano, de construir a curadoria horizontalmente. São dois editais, um com propostas de atividades para o público adulto e outro voltado para o público infantojuvenil (Fliminha). As inscrições podem ser feitas até 4 de agosto.

Entre os critérios de seleção estão relevância artística, originalidade, diálogo com o tema do festival e currículo do proponente. É possível sugerir mais de uma atividade, mas cada uma deve ser enviada em um formulário diferente. São aceitas propostas de pessoas residentes em todo território brasileiro.

Serão contempladas até 60 atividades para compor a programação do festival, sendo 30 por edital, e cada uma receberá ajuda de custo de R$ 250. O resultado dos editais será divulgado no dia 31 de agosto pelas redes sociais da FLIMA. Os selecionados serão contatados via e-mail.

Os editais podem ser acessados através do link.

https://www.w3.org/1999/xlink"... stroke="none" stroke-width="1" fill="none" fill-rule="evenodd">
View this post on Instagram
A post shared by FLIMA (@flima.net.br)
[25/07/2023 10:00:00]