2º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos vai discutir reforma tributária, inteligência artificial e censura
PublishNews, Redação, 18/07/2023
Evento debaterá temas em destaque no país e no mundo, entre os dias 2 e 4 de agosto, em Atibaia (SP); veja a programação completa

A 2ª edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, que será realizado em Atibaia, no Tauá Resort & Convention, de 2 a 4 de agosto, já tem a programação completa. Realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o evento pretende reunir profissionais da área editorial a fim de discutir e debater as mais recentes tendências e novidades do mercado. Entre os assuntos que serão debatidos, destaque para a recente aprovação da Reforma Tributária, a Lei Cortez, Inteligência Artificial e a censura de livros em alguns países.

A programação contará também, de forma inédita, com participações internacionais por meio de plataforma online. Entre elas, Peter Schoppert, Diretor da Nus Press, em debate sobre IA com mediação de Fernanda Garcia, Diretora-Executiva da CBL. Outra participação virtual será feita por Mel Griffin, proprietária da Griffin Books, livraria independente vencedora do British Book Award.

Com curadoria de Cássia Carrenho, a programação terá ainda diversas palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas, como design gráfico, marketing editorial, estratégias de vendas, gestão de projetos e tecnologia digital, entre outros. Durante o evento também será possível participar de workshops interativos e, acima de tudo, estabelecer contatos profissionais.

1ª edição do evento, em 2022
1ª edição do evento, em 2022
“Esse ano acrescentamos um foco prático na programação. Os participantes vão ouvir as ideias mais atuais de grandes profissionais, do Brasil e do mundo, e participarão de painéis nos quais aprenderão na prática o que está sendo feito no mercado editorial e como pode ser implementado no seu dia a dia. Meu desejo é que todos saiam do evento com ideias na cabeça e planos práticos para colocar em ação", comenta Cassia Carrenho.

Já no primeiro dia de evento, haverá um debate sobre como funciona e quais as perspectivas para a reforma tributária, com a participação da presidente da CBL, Sevani Matos. A Lei Cortez, outro importante tema para os diversos setores editoriais e também em debate no país, será discutida em dois painéis no mesmo dia.

Os ingressos já podem ser adquiridos pelo Sympla com valores que variam de R$ 536,80 para associados e R$ 766,70 para não associados.

Este ano, o evento conta com o patrocínio ouro da Skeelo e patrocínio prata da Bookwire, da Sylvamo com a Chambril, da MVB e da Meta com a Um Livro. O PublishNews estará presente como mídia oficial. O evento também recebe apoio das principais entidades do livro: Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Estado de São Paulo (Abigraf-SP), Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Associação Nacional de Livrarias (ANL), International Publishers Association (IPA), Liga Brasileira de Editoras (Libre), Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Two Sides Brasil, além do apoio institucional da Centauro, Distribuidora Curitiba, Distribuidora Loyola, Gráfica Viena, Editora Online, RX Brasil e das Editoras SESC e SENAC.

Confira a programação completa*:

02/08
Sala São Paulo
14h30 - Reforma Tributária: como funciona e perspectivas
Participantes: Aline Maina (Sócia na Patri), Dante Cid (Presidente do SNEL), Sevani Matos (Presidente da CBL) e Ângelo Xavier (Presidente da Abrelivros)
Mediação: Ruan de Sousa Gabriel (Repórter do jornal O GLOBO)

Sala Skeelo
15h40 - Marketing de comunidade: como construir uma comunidade em torno de uma marca
Participante: Marcílio Augusto Lara (Consultor de Comunidades de Marca da Comuh.co)

Sala São Paulo
15h40 - Ingram Print on demand: o que podemos aprender com a experiência de mercados já desenvolvidos? - PARTICIPAÇÃO VIRTUAL
Participante: Julian Sandell (Global Business Development Manager da Ingram)
Mediação: Simei Jr (Head of PoD da Bookwire)

Sala São Paulo
17h10 - Assim caminha a Lei Cortez: atualizações e importância para os vários setores editoriais
Participantes: Sevani Matos (Presidente da CBL), Patrícia Mara Amorim (Presidente da ABDL) e João Scortecci (Presidente da ABRIGRAF-SP) e Tomaz Adour (Presidente da LIBRE)
Mediação: Leonardo Neto (Jornalista)

Sala São Paulo
18h20 - Como será a Lei Cortez na prática?
Participantes: Alexandre Martins Fontes (Diretor-Executivo da Editora WMF Martins Fontes e da Livraria Martins Fontes Paulista) e Marcos Pereira da Veiga (Presidente da Editora Sextante)
Mediação: Talita Facchini (Editora-assistente do PublishNews)

03/08

Sala Skeelo
10h - Modelos de negócios digitais: formatos, previsão de ganho, mercado e novas tecnologias
Participante: Camila Cabete (Head of Content da Árvore)

Sala São Paulo
10h - Griffin Books: a livraria independente vencedora do British Book Award - PARTICIPAÇÃO VIRTUAL
Participante: Mel Griffin (Proprietária da Livraria Griffin Books)
Mediação: Maria Fernanda Rodrigues (Jornalista e colunista do Estadão)

Sala São Paulo
11h30 - Inteligência Artificial: as soluções para um editor de livros - PARTICIPAÇÃO VIRTUAL
Participante: Peter Schoppert (Diretor da Nus Press)

Sala São Paulo
12h30 - Inteligência Artificial: o impacto e os limites na produção de conteúdo
Participantes: Fernando Tavares (Sócio-fundador da Booknando e Volyo Audiobooks), Frederico Flores (Fundador da ScaleUp) e Marcelo Gioia (Managing Director da Bookwire Brasil)
Mediação: Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil)

Sala Skeelo
15h - Audiobook: quais os processos e adaptações necessárias para transformar seu livro físico em audiobook
Participante: Antonio Hermida (Head of Audio da Bookwire)

Sala São Paulo
15h - Gestão de equipes: como montar e gerir uma equipe de alta performance
Participante: Daniela Senador (Consultora Editorial na Daniela Senador Inteligência em Negócios)

Sala Skeelo
16h10 - Metadados: tipos e melhores práticas para que seu livro venda mais
Participantes: Cristiane Martins (Gerente de Produto da MVB Brasil) e Priscila Xavier (Analista de Suporte Sênior da MVB Brasil)

Sala São Paulo
16h10 - PNLD Literário: como atender ao edital e formatar um livro para participar do programa
Participante: Carla Bettelli (Consultora PNLD Literário na Balão Editorial)

Sala Skeelo
17h40 - Papel e impressão: aprenda a escolher os que trarão melhor resultado para seu livro
Participante: Luis Felipe Cunha (Consultor gráfico e professor da Universidade Paulista)

Sala São Paulo
17h40 - Como potencializar as vendas produzindo conteúdo a partir dos livros
Participante: Luciana Frachetta (Cofundadora e diretora de comunicação da Antofágica)

04/08
Sala São Paulo
9h - Tecnologia e inovação gráfica a serviço do mercado editorial
Participantes: Fabio Gabriel dos Santos (Vice Presidente da ABIGRAF-SP e Diretor da Leograf Gráfica e Editora), Philipp Fries (Gerente de Produtos da Heidelberg do Brasil) e Wellington da Silva Rehder (Diretor da ABIGRAF-SP e da Viena Gráfica e Editora)
Mediação: João Scortecci (Presidente da ABIGRAF-SP e do Grupo Editorial Scortecci).

Sala São Paulo
10h - Produção limpa: estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos editoriais
Participantes: Jorge Pedro de Castro Stein (Gerente Técnico da Posigraf) e Luciano Monteiro (Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Educacional Santillana e vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro)
Mediação: Leonardo Neto (Jornalista)

Sala Skeelo
10h - Conteúdos fragmentados: como entregar histórias para o celular
Participante: André Palme (Chief Marketing & Content Officer da Skeelo)

Sala São Paulo
11h10 - Livros censurados pelo mundo
Participantes: Gustavo Martins de Almeida (Advogado e conselheiro jurídico do SNEL) e Luciana Borges (Diretora Comercial do Grupo Companhia das Letras)
Mediação: Walter Porto (Editor de Livros da Folha de São Paulo)

Sala Skeelo
11h10 - O que dizem as pesquisas: os números para além das manchetes
Participantes: Mariana Bueno (Economista da Nielsen BookData) e Ismael Borges (Territory Manager - Brazil na Nielsen BookData)

Sala São Paulo
12h20 - O poder de transformação do livro: como o mercado editorial pode ser agente de incentivo à leitura, educação e mudança social
Participantes: Paulo César Marciano (Fundador da Editora Gráfica Heliópolis), Fabíola Farias (Leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do CEFET/MG) e Laura Daviña (Parquinho Gráfico - Casa do Povo)
Mediação: Amara Moira (Professora de Literatura da Descomplica)

Sala Skeelo
12h20 - Inovação para o Mercado Editorial: tendências e tecnologias que impulsionam a indústria do livro
Participantes: Anselmo José Bortolin (CEO da UmLivro), Marcio Uva (Consultor gráfico) e André Palme (Chief Marketing & Content Officer da Skeelo)
Mediação: Fernanda Garcia (Diretoria Executiva da CBL)

* A programação está sujeita a alterações ou adaptações

[18/07/2023 08:00:00]