Qualis Editora rompe contrato com autora após falas consideradas racistas
PublishNews, Redação, 29/06/2023
Editora emitiu comunicado nas redes sociais anunciando ainda uma reformulação para novos contratos

A Qualis Editora publicou um comunicado em suas redes sociais o encerramento do contrato com uma de suas autoras após o surgimento na rede de declarações consideradas racistas.

Além disso, a editora informou que vai passar a incluir uma cláusula para novos contratos que permita o “rompimento imediato e unilateral nos casos em que a parte contrária apresente, durante a vigência ou em momento anterior, comportamento que: atente contra a honra; caracterize-se como racista, injurioso, misógino, machista, transfóbico, preconceituoso, segregador, ofensivo, discriminatório e promova ou ainda estimule violência contra grupos sociais”.

A nota ainda aponta para uma reformulação de mecanismos de revisão editorial no sentido de identificar e excluir "possíveis termos ou expressões que possam representar, em algum grau, violência, agressão, ataque, menosprezo, desvalorização, preconceito ou reforço a estereótipo contra grupos sociais".

“O preconceito, explícito ou velado, não deve ser aceito, diminuído ou incentivado em nenhum lugar e nossa posição não é diferente. Para além de combater o preconceito, é necessário adotar práticas antirracistas e que ampliem a representatividade”, diz ainda parte do comunicado.

Veja a íntegra da nota:

Com obras publicadas pela editora Qualis e Planeta, a escritora Raissa Selvaticci teve postagens antigas, consideradas racistas e transfóbicas, resgatadas em uma rede social. Recentemente, ela se posicionou pedindo desculpas. “Estou aqui de novo para pedir desculpas e vou fazer isso quantas vezes forem necessárias, porque esse tipo de comportamento é inaceitável”, disse.

Selvaticci é autora de Todas as nossas meias-noites, Garotas (im)perfeitas e Princesas mortas não se apaixonam.

Confira a declaração de Raissa e a repercussão do assunto.

Tags: Qualis
[29/06/2023 16:00:00]