Fundação Gilberto Freyre e Global Editora premiam vencedores do Concurso Internacional de Ensaios
PublishNews, Redação, 26/06/2023
Evento será na próxima quarta-feira (28), na sede da Fundação, no Recife (PE), com a participação dos vencedores das duas últimas edições do concurso

Os vencedores das duas edições do Concurso Internacional de Ensaios, promovido pela Fundação Gilberto Freyre (FGF) e a Global Editora, terão seus trabalhos premiados durante evento na quarta-feira, dia 28 de junho, na sede da FGF (Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife / PE), às 17h. Cibele Barbosa, de Recife (vencedora da edição 2020 – 2021), e Ulisses do Valle, de Ceres (GO) (vencedor da edição 2022 – 2023), estarão presentes no evento. A entrada é gratuita.

Pesquisador e professor universitário, Ulisses do Valle, que conheceu a obra de Gilberto Freyre na graduação de História (UFG), teve seu ensaio Fachadas e estigmas: a modernização da sociedade brasileira à luz de Gilberto Freyre contemplado na edição deste ano do concurso. O autor receberá a premiação de R$ 20 mil e terá o material publicado em formato de livro pela Global Editora.

"Já naquele tempo, me intrigou o contraste entre a experiência formidável da leitura e aquilo que, um tanto inadvertidamente, se dizia sobre Freyre nos corredores universitários, nos congressos acadêmicos e, às vezes, até nas salas de aula", relata Ulisses.

Na ocasião, também será lançado o livro Escrita histórica e geopolítica da raça: a recepção de Gilberto Freyre na França, da pesquisadora Cibele Barbosa. A obra é fruto do doutorado da historiadora, defendido na Universidade Paris IV-Sorbonne, no final de 2011.

“Estou com uma expectativa gigante de ver o fruto desse trabalho de tantos anos ser transformado em livro graças ao concurso. É uma oportunidade incrível de circular conhecimento, de promover novas interpretações, de renovar os estudos sobre um autor clássico e de peso no cenário nacional e internacional, de modo a pensá-lo por diferentes prismas”, pontua Cibele.

O gerente editorial da Global Editora, Gustavo Tuna, acredita que o concurso é uma forma de manter vivo o legado intelectual de Freyre. “É com grande entusiasmo que a Global dá continuidade a essa parceria com a Fundação Gilberto Freyre e premia mais um ensaio sobre nosso querido autor”, comemora.

Lançamento do livro Escrita histórica e geopolítica da raça, de Cibele Barbosa; e premiação de Ulisses do Valle, vencedor do 2º Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2022-2023

Quando: 28 de junho, às 17h.
Onde: Fundação Gilberto Freyre
Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife / PE
*Haverá manobrista no local.

Tags: Global
[26/06/2023 11:10:00]