Os 30 melhores livros infantis de 2022, segundo a Revista Crescer
PublishNews, Redação, 22/06/2023
Tradicional seleção foi feita a partir de indicações de um time de 53 especialistas; mais de dez editoras tiveram obras destacadas na lista

Pelo 18º ano, a Revista Crescer tornou pública a sua lista com os 30 melhores livros infantis do ano. Os 53 jurados escolhidos pela Crescer olharam para as produções lançadas em 2022 e analisaram tanto o conteúdo quanto a forma dos livros.

Nesta edição, a revista destaca a maior participação dos autores sul-coreanos se misturando entre as publicações. A metade da lista ainda é composta por autores brasileiros – no entanto, a publicação chama atenção para a ausência de autores indígenas. “Uma hipótese pode ser a dinâmica restrita da circulação destas obras, o que é um alerta aos responsáveis pelas políticas públicas da área”, destaca o artigo escrito por Cristiane Rogerio anunciando as obras.

Na lista, há 13 obras do Grupo Companhia das Letras. Entre elas: Balas mágicas (Companhia das Letrinhas), da coreana Heena Baek, vencedora do ALMA; Ser o que se é (Companhia das Letrinhas), de Daniel Kondo e Pedroca Monteiro; Lá fora (Companhia das Letrinhas), de André Neves; A árvore em mim (Pequena Zahar), de Corinna Luyken; e Gildo está fora do ritmo (Brinque-Book), de Silvana Rando.

Destaque também para os livros Eu sou cachorro (Amelí), também de Heena Baek; A pele que eu tenho (Boitatá), de bell hooks e Chris Raschka; Serena finitude (Veneta), de Anelis Assumpção e Aline Bispo; Silêncio (Rocquinho), de Alexandre Rampazo; Afrofuturo (Kitembo), de Henrique André e Tutano Nômade; e A menina e as estrelas (Olho de Vidro), de Mariana Ianelli e Fereshteh Najafi.

Editoras como Jujuba, Salamandra, VR, Peirópolis, Aletria e WMF também aparecem na seleção.

Clique aqui para conferir a lista completa.

Entre os jurados desta edição estão nomes como Zenaide Denardi, Stela Maris Fazio Battaglia, Renata Junqueira de Sousa e Paola Pio da Costa.

[22/06/2023 09:00:00]