Bienal do Livro Rio sediará pela primeira vez Jornada Profissional com rodadas de negócios e palestras
PublishNews, Redação, 06/06/2023
4ª edição do evento realizado pelo Brazilian Publishers em parceria com SNEL e CBL ocorre nos dias 30 e 31 de agosto; editoras interessadas podem se inscrever até 7 de julho

Jornada Profissional 2022 | © Divulgação
Jornada Profissional 2022 | © Divulgação

Este ano, nos dias 30 e 31 de agosto, a Bienal do Livro Rio sediará pela primeira vez reuniões de negócios entre editores brasileiros e internacionais durante a 4ª edição da Jornada Profissional.

Os encontros serão promovidos pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — com o apoio da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Os profissionais estrangeiros do mercado editorial que demonstrarem interesse em vir ao Brasil e participar do encontro serão apoiados pelo BP com o custeio de passagens, hospedagens e alimentação durante o evento. Além das rodadas de negócios, os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma programação de palestras sobre os principais temas do mercado editorial mundial. E, no dia 1º de setembro, os convidados estrangeiros terão a oportunidade de realizar uma visita na Bienal do Livro Rio, também organizada pelo Programa.

As inscrições ficam abertas até 7 de julho. Para se inscrever, é necessário fazer o download do termo de inscrição disponível aqui e preencher este formulário. A prioridade das vagas será concedida aos participantes do Programa.

Editoras brasileiras interessadas e não participantes do Brazilian Publishers podem se inscrever, mas precisam assinar um termo de adesão temporário, com duração de três meses, que está anexado no formulário, e enviar para o e-mail: anaclaudia@cbl.org.br.

“Chegamos à quarta edição da Jornada Profissional com a expectativa de ajudar a levar a literatura brasileira para cada vez mais leitores pelo mundo”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL, em nota. “Pela primeira vez, o evento será sediado pela Bienal Internacional do Livro Rio, em uma parceria inédita que nos deixa muito felizes e animados com as possibilidades. O evento contará também com uma programação de palestras com profissionais do mercado editorial brasileiro e internacional, então esperamos que todos os participantes tirem o máximo proveito das oportunidades de networking e aprendizado oferecidos por esse evento tão especial”, conclui.

“Estamos muito felizes por receber pela primeira vez a Jornada Profissional em nossa casa, no ano em que a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro completa 40 anos”, destaca Dante Cid, presidente do SNEL. “Neste momento de tantas transformações globais do mercado editorial, teremos a oportunidade de criar conexões que demonstram a robustez, a maturidade e o olhar para a inovação da nossa indústria no Brasil”, conclui.

Para Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e coordenadora do Brazilian Publishers, a Jornada Profissional oferece a todos os participantes uma oportunidade inestimável: “Esse encontro oferece tanto aos editores brasileiros quanto aos estrangeiros a possibilidade de se encontrarem pela primeira vez e construírem uma relação profissional que pode gerar resultados para os dois lados por muitos anos”, afirma.

A Jornada ocorre nos mesmos dias da Convenção Nacional de Livarias, promovida pela ANL, também no Rio.

4ª Jornada Profissional
30 e 31 de agosto
Termo de Inscrição
Formulário de Inscrição

[06/06/2023 10:50:00]