Apanhadão da semana: Livro mais censurado atualmente nos EUA chega ao Brasil
PublishNews, Redação, 02/06/2023
Entre outras notícias: os livros mais conhecidos pelo ChatGPT, novas obras ficcionais sobre relações humanas e tecnologia, letras inéditas de Rita Lee e mais

Ilustração do livro 'Gênero queer', de Maia Kobabe, publicado aqui pela Tinta-da-china Brasil
Ilustração do livro 'Gênero queer', de Maia Kobabe, publicado aqui pela Tinta-da-china Brasil
O livro Gênero Queer – a obra mais censurada nos EUA pela atual patrulha do Partido Republicano contra livros que discutam identidade de gênero e sexualidades –, de Maia Kobabe, acaba de chegar ao Brasil pela Tinta-da-China Brasil, com tradução de Clara Rellstab. A Folha fez uma entrevista com Maia, que se identifica como pessoa não-binária.

O jornal também reproduziu novo material da BBC que contabiliza em cerca de 2,5 mil os títulos que sofreram censura ou foram questionados no país norte-americano.

A ilustradora e escritora argentina Isol, que venceu o Alma, um dos prêmios mais importantes da literatura infantil, também falou com o jornal sobre o lançamento de A costura (Pequena Zahar). A Folha ainda repercutiu a retomada das obras da escritora inglesa Ivy Compton-Burnett, pela Edições Jabuticaba, e entrevistou Rosa Montero.

O Valor repercutiu um estudo divulgado pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, sobre o conhecimento do ChatGPT sobre determinados livros. Segundo o estudo, os livros melhor conhecidos pela ferramenta são Alice no país das maravilhas e Harry Potter e a pedra filosofal.

Durante a semana, O Globo também falou com jovens autores, com obras lançadas recentemente pelo mercado editorial brasileiro, que exploram relações humanas em contato com novas ferramentas digitais. Já o Estadão revelou que o jornalista Renato Vieira encontrou, por acaso, três letras inéditas de Rita Lee nos arquivos da censura da ditadura militar brasileira.

O portal Popline entrevistou a escritora Thalita Rebouças sobre a série de filmes Um ano inesquecível, da qual ela faz parte. Já o Correio Braziliense listou cinco livros de sucesso no TikTok que também serão adaptados para o streaming. No Brasil Escola, do Uol, uma matéria destaca um projeto de escola pública que incentiva escrita e publica livros de estudantes. A iniciativa Jovens Escritores, de Goiânia, conta com a participação de mais de mil estudantes e já publicou sete livros.

A Rolling Stone listou livros para o Dia dos Namorados, e o Diário de Pernambuco destacou iniciativa da Cepe Editora para doar livros ao sistema prisional do estado.

O The New York Times conversou com o autor Dave Eggers sobre uma iniciativa sua de envolver os pequenos leitores no processo de edição e criação de um livro infantil.

Tags: Apanhadão
[02/06/2023 09:50:00]