José Luiz Tahan autografa seu livro de crônicas na Livraria Simples em São Paulo
PublishNews, Redação, 26/05/2023
Livreiro e editor reúne histórias colecionadas ao longo de 32 anos de profissão, muitas delas atrás do balcão de sua livraria

José Luiz Tahan | © Flavio Sampaio
José Luiz Tahan | © Flavio Sampaio
Em seu livro de estreia, Um intrépido livreiro nos trópicos – Crônicas, causos e resmungos (Vento Leste Editora), José Luiz Tahan reúne histórias colecionadas ao longo de 32 anos de profissão, muitas delas atrás do balcão de sua livraria de rua em Santos (SP) e outras tantas derivadas dos desdobramentos deste ofício. A obra será lançada em São Paulo (SP), com sessão de autógrafos, neste sábado (27), das 15h às 18h, na Livraria Simples (Rua Rocha, 259 – Bela Vista). Também ocorrerão lançamentos em capitais como Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

A escolha de uma livraria de rua para o lançamento em São Paulo dialoga com as origens do autor e deve se repetir nos próximos eventos que promoverão a obra em outras cidades do país.

Tahan está há mais de 20 anos à frente da Livraria Realejo, dividindo-se entre indicações de títulos e cafés nas mesas que ocupam sua calçada em um dos mais tradicionais bairros santistas – o Gonzaga. Além disso, algumas das histórias contadas no livro tem como cenário outros redutos literários da capital, todos devidamente creditados.

“Quando comecei a escrever pequenos artigos, sempre olhando a vida e os leitores da visão do meu balcão de uma livraria de rua, nunca teria imaginado que iriam virar uma coletânea para um livro meu. Fui usando a escrita para contar histórias, para me divertir e para expor muitas vezes a fragilidade de quem vive num comércio como uma livraria. O livro é fruto dessas vivências”, comenta o autor, em nota.

O santista iniciou-se na profissão de livreiro quase por acaso. Em busca do primeiro emprego, levou sua pasta de desenhos e preencheu fichas em lojas de departamentos, locadoras de filmes, lojas de fotografias e, finalmente, na Livraria Iporanga, da qual se tornaria não só funcionário, como sócio, anos depois. Em paralelo, no início dos anos 2000, manteve uma livraria dentro de uma faculdade de Filosofia, com a porta aberta para a rua. A experiência deu origem à Realejo Livros, inaugurada em 2003, no bairro do Gonzaga: uma livraria de rua com bar-café, que rapidamente se tornou ponto de encontros, eventos e efervescência cultural.

Disposto a ampliar sua vocação como gerador de conteúdo, também criou, entre 2009 e 2010, a Realejo Editora e o festival internacional de literatura Tarrafa Literária, que permanecem até hoje.

Já a Vento Leste, editora de Mônica Schalka, é uma casa publicadora de fotografia, poesia, literatura e arte, que nasceu do desejo de compartilhar histórias e imagens que falem à alma; retratar vidas, revelar pessoas e lugares, com atuação em festivais de fotografia e literatura, eventos e exposições por todo o Brasil.

Lançamento de Um intrépido livreiro nos trópicos – Crônicas, causos e resmungos, de José Luiz Tahan, em São Paulo (SP)

Sábado, 27 de maio de 2023, 15h.
Local: Livraria Simples (Rua Rocha, 259 – Bela Vista – São Paulo / SP)

[26/05/2023 11:20:00]