Participação do Brazilian Publishers nas feiras de Londres e Bogotá gera US$ 318 mil em negócios
PublishNews, Redação, 15/5/2023
Representação brasileira com apoio do programa de internacionalização atraiu atenção de parceiros internacionais

Feira do Livro de Londres retomou protagonismo do evento em 2023 | © LBF
Feira do Livro de Londres retomou protagonismo do evento em 2023 | © LBF
As empresas participantes do Brazilian Publishers nas feiras do livro de Londres e de Bogotá, realizadas entre os dias 18 e 20 de abril de 2023, geraram um total de US$ 318,3 mil entre negócios fechados e expectativas para os próximos meses, de acordo com o projeto.

As editoras Letras do Pensamento, Girassol, Rua do Sabão, Biblioteca do Exército, Global, Unesp e Callis representaram o Brasil em Londres. As empresas foram acompanhadas por uma delegação da CBL formada por Sevani Matos, presidente; Fernanda Garcia, diretora-executiva; Karine Pansa, diretora da CBL e presidente da International Publishers Association (IPA); e Ana Claudia Paiva, analista de relações internacionais. A participação brasileira no evento gerou USD 175.300 mil para as empresas, entre negócios fechados e expectativas para os próximos 12 meses.

Em Bogotá, o mercado brasileiro foi representado pelas editoras Mil Caramiolas, Mais Ativos/Mais Amigos, Global, Revista Internacional Destaque Nordeste e Callis. Rayanna Pereira, analista de relações internacionais da CBL, completou a delegação na capital colombiana. A participação nos dias profissionais do evento resultou em USD 143 mil para as empresas brasileiras participantes, também entre negócios fechados e expectativas.

De acordo com Sevani Matos, a participação brasileira nos eventos foi fundamental para estreitar laços comerciais entre o mercado literário do Brasil e do mundo: “Retornamos das feiras literárias de Londres e de Bogotá, dois importantes eventos no nosso calendário internacional, com o sentimento de dever cumprido. Além do resultado da venda de livros e direitos autorais, o networking realizado durante os dias 18 e 20 de abril com profissionais do livro do mundo todo prometem ampliar cada vez mais a presença da literatura brasileira no exterior futuramente”, afirma.

O Brazilian Publishers é o projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Feira do Livro de Londres

Realizada anualmente desde 1971, a Feira do Livro de Londres é reconhecida como um dos maiores eventos do mercado literário mundial. Na edição deste ano, um dos maiores destaques da participação brasileira foi a assinatura do contrato que tornou a Câmara Brasileira do Livro a nova Agência Brasileira do ISNI (International Standard Name Identifier), responsável pela emissão do número de identificação global usado para registrar todas as obras de um criador de conteúdo. O contrato foi assinado pela presidente da CBL, Sevani Matos, e pelo presidente da ISNI-IA, Michael Healy.

Outros destaques do Brasil ficaram por conta da participação de Karine Pansa na cerimônia de abertura do Sustainability Lounge e do painel “Global Outlook and Value of the Publishing Industry” (Perspectivas Globais e Valor da Indústria Editorial), sobre desafios e oportunidades do mercado de livros no mundo digital.

A missão brasileira em solo britânico incluiu também uma visita da delegação da CBL à Embaixada do Brasil em Londres e da presença de Sevani Matos e Fernanda Garcia em uma palestra a respeito do futuro da proteção de obras intelectuais diante do avanço de ferramentas de Inteligência Artificial. Já o estande brasileiro, organizado pelo Brazilian Publishers, promoveu a venda de livros e sediou reuniões profissionais entre editores nacionais e internacionais.

Feira Internacional do Livro de Bogotá

Além das reuniões entre editores do Brasil e do mundo, outro destaque da participação brasileira na Feira Internacional do Livro de Bogotá foi a visita do embaixador do Brasil na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita, e do adido cultural na Embaixada do Brasil, Alexandre Manhães, ao estande brasileiro, mais uma vez promovido pelo Brazilian Publishers.

Realizada desde 1988 pela Câmara Colombiana do Livro em parceria com a Corferias, a Feira se tornou um dos eventos culturais mais importantes do universo hispânico. O evento reúne anualmente profissionais do mercado literário mundial, como autores, editores, revisores, tradutores, distribuidores, agentes e livreiros. Neste ano, as autoras Djamila Ribeiro, Mariana Massarani e María Elena Morán estiveram presentes no evento.

[15/05/2023 11:26:52]