CBL se torna a primeira agência brasileira do ISNI
PublishNews, Redação, 09/05/2023
Agora a Câmara Brasileira do Livro será responsável pela emissão do número de identificação global para obras de um criador de conteúdo

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) se tornou a primeira agência brasileira do ISNI, número de identificação global (International Standard Name Identifier). O certificado é usado para registrar todas as obras de um criador de conteúdo de maneira única no mundo. O contrato com a Agência Internacional do ISNI foi assinado pela presidente da CBL, Sevani Matos, e pelo presidente da ISNI-IA, Michael Healy, durante a Feira do Livro de Londres.

O ISNI tem importância para escritores, editores, pesquisadores, artistas e criadores de conteúdo. Trata-se de um número de identificação único para cada indivíduo, que ajuda a resolver o problema de ambiguidade de nomes em pesquisas e outros fluxos de trabalho de negócios. Por meio desse código padrão global, qualquer obra publicada, em qualquer lugar, pode ser corretamente atribuída aos seus autores ou a outros colaboradores.

No total, o ISNI possui registros públicos de mais de 15 milhões de identidades, incluindo 13,3 milhões de indivíduos. Dentre estes, 2,98 milhões são pesquisadores e 1,6 milhão são organizações.

"Trazer essa facilidade sem precedentes para o Brasil é uma grande conquista para a CBL. Além disso, também somos a primeira Agência do ISNI na América Latina", disse a presidente Sevani Matos, em nota. O diretor-executivo da ISNI-IA, Tim Devenport, concorda: "Estamos animados em dar as boas-vindas à CBL na família de agências do ISNI, não apenas em um mercado tão importante como o Brasil, mas trazendo o potencial de atribuições de ISNI para o território muito mais amplo da América Latina, um continente onde não tínhamos representação direta anteriormente".

Tags: CBL, isni
[09/05/2023 08:00:00]