Apanhadão: Ministério da Educação propõe mudanças no PNLD para aumentar diversidade
PublishNews, Redação, 08/05/2023
Livros didáticos e literários distribuídos nas escolas terão revisão para incluir conteúdos com maior representatividade

Segundo O Globo, o Ministério da Educação está trabalhando em uma alteração no PNLD, o Programa Nacional do Livro Didático. Com o objetivo de incluir conteúdos com maior representatividade às crianças negras e aumentar a diversidade das obras, os livros didáticos e literários devem passar por mudanças. A última alteração do programa foi ainda sob o Governo Bolsonaro, em fevereiro de 2021, e foi duramente criticada por educadores e entidades do setor editorial. O documento excluía pontos do edital de 2019, como a proibição de veicular estereótipos e preconceitos de condição socioeconômica, regional, étnico racial, de gênero e de orientação sexual.

O autor Philipe Sollers morreu aos 86 anos na última sexta-feira (5). Folha e Estadão noticiaram o falecimento do autor francês, dono de obras como Femmes e Le Parc. O escritor deixa um filho e a esposa, a psicanalista Julia Kristeva.

O Valor publicou uma matéria sobre o romance Dor fantasma, de Rafael Gallo, ganhador do Prêmio Literário José Saramago no ano passado. O artigo fala sobre como o romance de Gallo vai na contramão da literatura brasileira atual e se assemelha a livros estrangeiros.

O Nexo, jornal independente, convidou a professora de linguística da USP Beatriz Raposo de Medeiros para indicar cinco livros para compreender as variações da língua no Brasil e as questões sociais que as envolvem. Aos interessados, além das indicações a educadora dá uma aula sobre a vasta vivência linguística do Brasil.

Em um destaque sobre a escritora Clarice Lispector, o Estadão fez uma resenha sobre o novo livro da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Lançada recentemente, a HQ Pedras d’água revela alguns detalhes sobre a autora, como onde ela morou no Recife e quais “rastros claricianos” foram deixados na cidade.

Outra da Folha destacou a mexicana Guadalupe Nettel que apresentará em São Paulo, nesta segunda-feira (8), seu romance indicado ao prêmio Booker Internacional. A obra A filha única destrincha diferentes formas de maternidade e é lançada no Brasil pela editora Todavia. Na coluna Painel das Letras, a Folha também destacou a crescente censura de livros nos EUA e como isso pode chegar ao Brasil.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, entrevistou Eugênio Bucci sobre o livro Incerteza, um ensaio: como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital), que chega em breve às livrarias pela editora Autêntica. No Metrópoles, o BookTok ganhou destaque.

Por fim, uma publicação do Valor fala sobre a nova Rainha Camilla: apesar das polêmicas envolvendo seu relacionamento com o Rei e sua ex-mulher Diana, parece que a atual Rainha está conquistando os seus súditos. Camilla está se tornando uma influenciadora digital, principalmente na área da literatura, onde indica livros aos seguidores, conversa com autores famosos e promove debates no mundo literário. “Ler para mim é uma grande aventura, desde criança. Você pode fugir, viajar, rir e chorar” afirmou.

Tags: Apanhadão, PNLD
[08/05/2023 11:00:00]