Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha, em Offenbach, recebe autores brasileiros e alemães
PublishNews, Redação, 05/05/2023
Evento nos dias 6 e 7 de maio de 2023 foi idealizado pela i-Lit (Fórum Literário Internacional), em parceria com as editoras Ogro e Girabrasil, e apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro (CBL)

Andréia Oliveira Amthor, agente literária e criadora da i-Lit
Andréia Oliveira Amthor, agente literária e criadora da i-Lit
Neste fim de semana, nos dias 6 e 7 de maio, a cidade de Offenbach, na Alemanha, recebe o Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha, evento idealizado pela i-Lit (Fórum Literário Internacional), em parceria com as editoras Ogro e Girabrasil, e apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

O evento foi articulado pensando em atrair os jovens leitores com atividades interativas, atendendo tanto o público alemão quanto a comunidade brasileira da região. Entre as atrações previstas, estão sessões de leitura nas línguas dos dois países, estandes de editoras e encontro do público com escritores e ilustradores de diferentes nacionalidades.

De acordo com Andréia Oliveira Amthor, agente literária e criadora da i-Lit, o evento é uma atração cultural para as famílias, leitores e educadores locais, assim como uma oportunidade para movimentar a cadeia produtiva do livro envolvendo os dois países.

“O salão literário é uma celebração da literatura brasileira em solo estrangeiro. Recebemos o apoio do Consulado Brasileiro em Frankfurt, das Secretarias de Educação e Ciências do Estado de Hessen, da Rádio Hr2 Cultura e de organizações brasileiras e alemãs para promover esse intercâmbio cultural. O evento estará integrado ao Dia da Leitura do Estado de Hessen, atividade que acontece a cada dois anos”, afirma Andréia, em nota. De acordo com a idealizadora do evento, a proposta é realizar uma edição futura do Salão Literário no Brasil.

“A realização do evento materializa uma sinergia que já vem ocorrendo entre os diversos participantes há anos, principalmente em ambiente digital, e agora tomará forma, com a atividade presencial. Estamos muito felizes com a concretização desse trabalho”, completa Britta Moench-Pingel, fundadora da Girabrasil, uma editora com base em solo alemão.

Estão previstas, durante o evento, leituras de obras infantojuvenis e conversas com os escritores Júlio Emílio Braz e Silvia Castro, em português, e com Yasmin Alinaghi e Martin Ebbertz, em alemão. A escritora e ilustradora Pati Scheld, e as escritoras Graziela Bozano Hetzel e Terezinha Malaquias também fazem parte das atrações, com apresentações em ambas as línguas. Patrícia também fará uma exposição de suas obras como ilustradora.

Todas as interações com o público terão tradução simultânea.

As editoras confirmadas são Girabrasil, Bübül e Razamba, alemãs; Ogro Educacional, do Brasil; e Underline Publishing (EUA). Também participam, como expositores, o ateliê Ilustralabor, voltado para ilustrações literárias e workshops de arte, o Clube do Livro de Münster e também a Livros For Kids, todas sediadas na Alemanha.

Em formato virtual, haverá apresentações das escritoras Regina Drummond, Fernanda Oliveira e Nereide Shilaro Santa Rosa.

“O salão literário também foi pensado como um espaço para o desenvolvimento de negócios envolvendo editoras, escritores, tradutores, ilustradores, agentes literários e todos que trabalham com a literatura. Sabemos que pequenas editoras na Europa estão interessadas em trazer a literatura infantojuvenil brasileira para cá, seja em português ou em traduções. E isso nos motivou a promover esses encontros”, explica Andréia Oliveira Amthor.

“O evento é mais uma prova de que a literatura infantojuvenil é uma arte que não se importa com barreiras geográficas ou de idiomas”, celebra Júlio Emílio Braz, escritor e fundador da Ogro, também em comunicado.

Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha

Onde: FIZ e.V., Berliner Straße, 219, 63067 - Offenbach am Main, Alemanha
Data: 6 e 7 de maio (sábado e domingo)
Horário: sábado, de 10h às 18h, e domingo de 10h às 17h30
Atração gratuita!
Mais informações no site oficial: https://salaoliterariobrasilal...

[05/05/2023 10:50:00]