CBL anuncia que ficha catalográfica será emitida em apenas um dia útil
PublishNews, Redação, 29/03/2023
Novo prazo para o serviço realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) passa a valer a partir desta quarta (29)

A partir desta quarta-feira (29), o serviço de emissão da ficha catalográfica – documento obrigatório para que uma obra seja catalogada – será disponibilizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em apenas 24 horas úteis após a emissão do ISBN (caso a obra já tenha o ISBN, o prazo conta após a confirmação do pagamento), segundo a CBL. Antes, o serviço era entregue em cinco dias.

A ficha contém os dados fundamentais sobre um livro. O valor para a emissão do documento é de R$ 30 para associados da CBL e R$ 60 para não associados. A emissão é feita por meio da plataforma de serviços no site da entidade e é essencial para a publicação de uma obra.

Com uma equipe formada por bibliotecários com registro ativo no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), a CBL disponibiliza um modelo de catalogação completo, feito em várias etapas. Tudo começa na análise do formulário e na leitura técnica do material enviado pelo editor. Depois, segue para a fase de representação descritiva, na qual todas as características físicas da obra são detalhadas. Em seguida, é a vez da representação temática, que classifica cada obra de acordo com suas áreas de conhecimento.

Além de todos os dados necessários para a catalogação de uma publicação, o documento emitido pela CBL recebe o nome do bibliotecário responsável e o número do CRB ativo, conforme Resolução 184/2017 do Conselho Federal de Biblioteconomia.

Tags: CBL
[29/03/2023 08:00:00]