Editoras promovem ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher
PublishNews, Redação, 08/03/2023
Boitempo, Record, Editora Agir, Belas Letras e Globo Livros compartilharam iniciativas para conscientizar os leitores da importância do 8 de março

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher e conscientizar os leitores da importância da data, algumas editoras estão promovendo ações, entre eventos, discussões e lançamentos, neste 8 de março. Entre as casas estão a Boitempo, Record, a Editora Agir, a Belas Letras e a Globo Livros.

  • Editora Boitempo

Hoje (8), a Boitempo promoverá uma conversa intitulada Desafios do feminismo para um país em reconstrução a partir das 15h em transmissão ao vivo pelo Youtube. Entre as participantes estão Amanda Palha, Camila Rocha, Flávia Biroli, Ingrid Sateré Mawé e Preta Ferreira. A mediação é de Jessica Santos, editora de relacionamento da Ponte Jornalismo.

Além disso, a editora também está promovendo uma promoção até quinta-feira (9) onde todos os livros de autoras mulheres ou com temática feminista estarão com 30% de desconto na loja virtual e em livrarias de todo o país. Além disso, é possível aumentar o desconto ao montar um combo: 1 livro com 30%, 2 livros com 35% e 3 livros ou mais com 40% de desconto.

  • Grupo Editorial Record

Com o Mês das Mulheres, o Grupo Editorial Record organiza a campanha Mulheres que fazem história, uma iniciativa de valorização das trajetórias e produções literárias femininas do catálogo da Editora Rosa dos Tempos e de outros selos do Grupo Editorial Record.

bell hooks - Fonte: Divulgação
bell hooks - Fonte: Divulgação
A ação de destaque é a inauguração de seu clube de leitura feminista, que acontecerá no dia 30 de março, às 20h. O encontro inaugural será sobre o clássico de bell hooks O feminismo é para todo mundo (Ed. Rosa dos Tempos) e terá mediação da historiadora, professora da UFRJ e militante do feminismo negro Giovana Xavier, autora de História social da beleza negra (Ed. Rosa dos Tempos). O encontro, que abordará questões elementares do movimento feminista, acontecerá ao vivo e online na plataforma Zoom. A participação é gratuita, mediante inscrições neste link, com vagas limitadas.

Também ao longo do mês de março, como parte da ação, a editora promoverá 4 lives nas redes do TikTok com autoras da casa sobre temas do universo feminino nos dias 9, 20, 21 e 29 de março, sempre às 19:30. No perfil da Galera Record (@galerarecord), a poeta e slammer Midria, que publicará em breve com a Rosa dos Tempos, encontra Giu Domingues, autora de Luzes do norte (Ed. Galera Record) para debater “Os novos feminismos” com o público jovem, no dia 9.

No perfil da Editora Best Seller (@editorabestseller), a jornalista Simone Magno entrevista Regina Navarro Lins, autora de Sexo na vitrine (Ed. Best Seller), sobre “Gênero e sexualidade” no dia 20.

Já no dia 21, as autoras Elisama Santos (Mesmo rio, Ed. Record) e Vanessa Passos (A filha primitiva, Ed. José Olympio, e também colunista do PublishNews) debaterão o tema “Maternidade na Literatura” no perfil da Record (@editorarecord).

Por fim, no dia 29, Taiane Santi Martins, autora de Mikaia (Ed. Record), debate sobre “O feminino na literatura contemporânea” com Claudia Lage, autora de O corpo interminável (Ed. Record) no perfil da Editora Record (@editorarecord).

  • Editora Agir

Para celebrar a data, a Editora Agir lança o livro Da dor ao prazer, primeiro livro da terapeuta Márcia Oliveira sobre saúde sexual feminina. Em sua estreia na literatura, a autora reflete sobre as causas específicas das disfunções sexuais e a intimidade feminina. Márcia convida as leitoras de todas as idades para uma jornada não só em busca da solução da dor sexual feminina, mas também da satisfação consigo mesma, a partir de métodos viáveis para alcançar o prazer sozinha ou durante uma relação.

Márcia é fundadora do Espaço Íntimo Fisioterapia e conhecida nas redes sociais pelos seus conteúdos educativos e terapêuticos. Seu canal no YouTube conta com mais de 200 mil inscritos. Já no Instagram, a especialista dialoga com mais de 37 mil seguidores, buscando uma comunicação sempre sincera e esclarecedora para com as mulheres.

  • Belas Letras

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a editora Belas Letras traz nesta quarta-feira (8), um lançamento inédito no Brasil, o livro Stevie Nicks – Gold dust woman. Escrita pelo biógrafo Stephen Davis, a obra conta a glamurosa, hipnotizante e intensa trajetória da fada-madrinha do rock. A obra analisa a carreira e a vida de Stevie Nicks, desenterrando novos detalhes de entrevistas íntimas e nunca antes divulgadas. O autor conta como Stevie Nicks e Lindsey Buckingham foram chamados para fazer parte do Fleetwood Mac e como isso impactou a carreira da banda, os momentos que serviram de inspiração para suas canções mais famosas, seu relacionamento conturbado com Lindsey Buckingham, seu quase fatal vício em drogas e álcool, sua bem-sucedida carreira solo e sua influência em cantoras que se tornaram fenômenos da música pop como Taylor Swift e Dixie Chicks.

  • Globo Livros

Hoje (8), partir das 18h, na Livraria Martins Fontes Paulista, a Globo Livros lança A bailarina que pintava suas sapatilhas, em uma sessão de autógrafos aberta ao público. Neste livro ilustrado e pensado para as crianças, Ingrid Silva narra sua trajetória desde a infância modesta no subúrbio carioca, a dificuldade para quebrar as barreiras do preconceito e praticar uma dança idealizada para pessoas brancas e de classe social elevada, até conquistar uma vaga na Dance Theatre of Harlem, em Nova York, uma das maiores companhias de balé do mundo.

O livro conta, ainda, com um glossário e transmite valores importantes para os pequenos leitores, destacando o respeito à diversidade de pessoas de cores, corpos, gêneros e estaturas diferentes no mundo da dança — e na sociedade. Além disso, incentiva-os a ser o que quiserem e não desistirem de seus sonhos. As ilustrações são de Monge Lua, ilustrador de Betinho: o amor em forma de criança, de Xuxa Meneghel.


[08/03/2023 11:00:00]