Dança das cadeiras: mudanças na Skeelo, Flow, Companhia das Letras, DBA, Intrínseca e Aleph
PublishNews, Guilherme Sobota, 20/1/2023
Mercado se movimenta no início do ano; ex-Bookwire, ​Horacio Corral assume o marketing da Editora Flow

Horacio Corral, agora na Editora Flow | © Arquivo pessoal
Horacio Corral, agora na Editora Flow | © Arquivo pessoal
Horacio Corral, especialista em estratégia de marketing e ex-gerente de contas da Bookwire Brasil, assume agora o setor de marketing da Editora Flow com o propósito de "projetar lançamentos importantes e de ampliar a distribuição da marca pelas livrarias do Brasil", de acordo com a editora. Com mais de 15 anos no segmento editorial, Horácio é uma das referências do mercado brasileiro na venda e marketing de livros digitais.

Na Bookwire Brasil, o consultor foi responsável por implementar processos, integrar o time nacional com as equipes espalhadas pelo mundo e de desenvolver a estratégia de comunicação da empresa recém-chegada no país em 2015. Para a Flow, Horacio estuda novos lançamentos com mais autores e inclusive uma expansão internacional com obras em inglês, espanhol, alemão e até italiano. “Estamos com a estratégia de marketing de transformar a Flow em uma editora internacional, além de implementar uma distribuição mais ampla com outras grandes redes de livrarias dentro do Brasil também”, afirma.

Skeelo

Pouco antes de completar 5 anos a frente do departamento de Brand Marketing, Bárbara Lizo anunciou no Linkedin que foi demitida pela empresa. "Em meio à tantos relatos de layoff nas últimas semanas, entro para a estatística da demissão e eu enxergo isso com um olhar de imensa gratidão ao universo por me dar o espaço e a força que eu precisava para um novo desafio e um novo propósito!". De acordo com a assessoria de imprensa da Skeelo, a vaga ainda não foi preenchida e não há layoffs na companhia.

Também no Linkedin, a designer Mariane Vieira contou que começou na equipe de design da empresa agora em janeiro.

Companhia das Letras, DBA, Intrínseca e Aleph

Luara França começou nesta semana como publisher da Aleph. "Muito feliz em começar hoje como publisher na Editora Aleph. Casa que admiro há anos (desde os longínquos 2010 quando comecei a trabalhar com livros e amar ficção científica) e que agora tenho a honra de integrar", escreveu no Linkedin.

Conforme a Folha havia noticiado no último sábado, temos algumas mudanças no Grupo Companhia das Letras: estão chegando Antônio Xerxenesky (ficção e selo Penguin-Companhia), e também foram admitidas pela editora as jornalistas Yasmin Santos (não ficção) e Barbara Bigarelli (Objetiva e Portfolio-Penguin), e a editora Fernanda Dias (Suma/Alfaguara).

Antes na Objetiva/Portfolio-Penguin, Fernanda Pantoja é, agora e desde novembro, editora na Intrínseca.

Xerxenesky deixou, portanto, o cargo que ocupava na DBA. A partir de fevereiro, a editora Luiza Lewkowicz passa a ocupar o lugar na DBA Literatura. O catálogo do selo continua focado em ficção nacional e internacional contemporânea, a partir do começo do século XX. Luiza Lewkowicz é formada em Jornalismo pela UFRJ com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Começou a carreira editorial no departamento de marketing do Grupo Editorial Record e da Editora Intrínseca. Em seguida, integrou a equipe de aquisições estrangeiras da Intrínseca e foi editora de ficção da Planeta e da Tordesilhas Livros.

[20/01/2023 10:36:20]