Henrique Moreira e Flávia Bomfim são selecionados para a 57ª Exposição de Ilustradores de Bolonha
PublishNews, Redação, 17/01/2023
Na rodada de 2023, dois brasileiros estão entre os selecionados; eles farão parte da exposição na 60ª Feira do Livro Infantil de Bolonha, entre os dias 6 a 9 de março

A Feira do Livro de Bolonha divulgou nesta terça-feira (17) os selecionados para a 57ª Exposição de Ilustradores. Entre os 80 trabalhos, estão os de dois brasileiros: Henrique Moreira e Flávia Bomfim. As obras, provenientes de mais de 28 países diferentes, serão expostos durante a Feira, entre os dias 6 e 9 de março de 2023, e também estão disponíveis para visualização no site do evento.

Criada em 1967 para buscar e mostrar as últimas tendências em ilustração e talentos emergentes em todo o mundo, a Exposição de Ilustradores contou a história da evolução dos livros infantis ao longo das décadas: da narrativa tradicional ilustrada ao livro ilustrado predominantemente visual e, mais recentemente, o sucesso dos livros mudos. Ilustradores de todo o mundo devem aproveitar a visibilidade da Feira para mostrar seus trabalhos.

Ilustração de Henrique Moreira
Ilustração de Henrique Moreira

Em 2023, cerca de 4.345 ilustradores inscreveram seus trabalhos para a Exposição de Ilustradores, um número recorde de inscrições. O júri deste ano, depois de se ter reunido online para discutir a primeira lista de selecionados, elegeu 315 finalistas. Agora, a comissão se reuniu novamente em Bolonha no início de janeiro, onde fizeram a seleção final dos 79 conjuntos de ilustrações – obra de 80 artistas de 28 países e regiões do mundo – que serão expostos na Feira.

A Exposição também pode ser vista no portal das Galerias do BCBF no site da Feira do Livro. Dessa forma, as ilustrações podem ser apreciadas por um público mais amplo, além dos profissionais que visitam a Feira do Livro em março.

Ilustração de Flávia Bomfim
Ilustração de Flávia Bomfim

O ano de 2023 marcará o 60º aniversário da Feira do Livro Infantil de Bolonha (BCBF) e a 57ª edição da Exposição dos Ilustradores, um dos eventos de maior sucesso e longa duração da feira. Outras duas iniciativas serão simultâneas ao evento: a segunda e muito aguardada edição do BolognaBookPlus – o evento editorial desenvolvido pela BolognaFiere em parceria com a Associação Italiana de Editores (AIE) – e a Bologna Licensing Trade Fair/ Kids, que traz no centro da feira uma variedade de profissionais de todo o mundo que lidam com licenciamento e entretenimento.

Confira aqui todos os selecionados da Exposição e suas obras.

[17/01/2023 10:00:00]