'As aventuras de Mike' leva Planeta à liderança da Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Guilherme Sobota, 13/12/2022
Grupo somou oito títulos na lista mensal de autores nacionais e assumiu o topo do ranking das editoras pela primeira vez em 2022

Gabriel Dearo e Manu Digilio | © Divulgação
Gabriel Dearo e Manu Digilio | © Divulgação
São poucas as mudanças na Lista Nielsen PublishNews divulgada nesta terça-feira (13), o que é boa notícia para a dupla Gabriel Dearo e Manu Digilio e a editora Planeta: As aventuras de Mike 3: mudando de casa continua no topo da lista de Ficção pelo terceiro mês seguido e outros três títulos da coleção também aparecem na relação.

O selo Outro Planeta também fez voltar à lista, depois de uma última aparição em julho, o livro O diário de uma princesa desastrada, de Maidy Lacerda. Com mais três livros na categoria Não ficção – Especialista em pessoas (Academia), de Tiago Brunet; Quantos eus que não são meus? (Planeta do Brasil), do Pe. Fábio de Melo e A gente mira no amor e acerta na solidão (Paidós), de Ana Suy – o Grupo Planeta emplacou oito títulos na Lista e assumiu pela primeira vez no ano a liderança entre as editoras.

Os dados divulgados hoje dizem respeito às vendas de autores brasileiros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no período entre 10 de outubro e 6 de novembro.

Torto Arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior, e Tudo é rio (Record), de Carla Madeira, completam o pódio da lista de Ficção, consolidando seus lugares de grandes best-sellers da literatura brasileira no ano. Emicida e Aldo Fabrini também seguem com seus dois livros na lista (Amoras e E foi assim que a escuridão e eu ficamos amigas, ambos da Companhia das Letrinhas), e O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório e Jantar secreto (Companhia das Letras), de Raphael Montes, também permanecem. A edição comemorativa de A hora da estrela (Rocco), de Clarice Lispector, retornou à lista em novembro.

Após liderar os seis primeiros meses do ano na categoria Não ficção, o livro Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, volta agora ao topo, superando O poder da ação e O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, e A raiva não educa. A calma educa. (Astral Cultural), de Maya Eigenmann – livro que havia estreado na liderança da categoria em outubro.

A lista Nielsen PublishNews de autores nacionais baseia-se nos dados da solução Nielsen Bookscan oferecida no Brasil. São consolidadas mensalmente as vendas de livros nacionais na base de livrarias e varejistas onde a Nielsen mede o número de livros vendidos na boca do caixa. Nesta lista, todo o catálogo nacional é classificado em Ficção e Não Ficção apenas.

[13/12/2022 10:30:00]