Nova ferramenta do Google permite criação automatizada de audiolivros
PublishNews, Redação, 12/12/2022
Por meio de tecnologia baseada em inteligência artificial, aplicativo gera a narração de um livro digital de modo automático; na fase beta do programa, serviço não será taxado

Chegou ao Brasil a nova ferramenta do Google Play Livros, o audiolivro com narração automática. Por meio de tecnologia baseada em inteligência artificial, o aplicativo gera a narração de um livro digital de modo automático. Com a novidade – já disponível em outros 21 países – a companhia aposta no crescimento do mercado nacional de audiolivros, com uma simplificação significativa do processo e diminuição do custo de produção do formato. O anúncio é adiantado nesta segunda-feira (12) pelo PublishNews.

Para transformar os livros digitais em audiolivros, os editores precisam deter os direitos autorais da obra e seguir o passo a passo disponível na Google Play Livros. Durante a fase beta do programa, o serviço não será taxado.

Com a tecnologia, as editoras poderão aumentar a produção e distribuição dos seus audiobooks praticamente sem custo adicional. Após disponibilizar o arquivo no Google Play Store, eles podem fazer o download do áudio e disponibilizar para venda em outras plataformas.

“O lançamento da Produção de Audiolivro com Narração Automática é uma das notícias mais importantes e alvissareiras para o embrionário setor de audiolivros no Brasil", afirma Marcelo Gioia, da Bookwire Brasil. "Com foco em títulos e conteúdos de não ficção torna-se possível, agora, a construção de um catálogo de audiolivros com muito mais agilidade e com custo ínfimo. Com o objetivo de cooperar no desenvolvimento desse mercado, Google Play Books e Bookwire alinham-se na aplicação dessa tecnologia no mercado editorial, a fim de potencializar os resultados de títulos de backlist das editoras brasileiras, hoje sendo subaproveitados como geradores de receita”, explica.

A ferramenta também traz possibilidades de edição: por ela é possível personalizar a narrativa para o formato de áudio, adicionar narradores para personagens específicos e editar a pronúncia. São 50 opções de narradores em cinco línguas, incluindo variedade de gênero e sotaque.

Produção de audiolivros

Apenas 5% dos livros digitais possuem uma versão em áudio, segundo o Google. Acredita-se que o principal motivo seja o alto custo e longo processo para a produção do conteúdo nesse formato: encontrar o narrador certo, gravar e editar não são tarefas simples. Mesmo assim, a empresa aponta um crescimento de 25% no mercado de audiobooks no último ano.

“Nossos times de pesquisa avançaram de forma incrível com essa tecnologia que hoje possibilita uma narração com som natural, muito similar a um narrador humano, o que é essencial para manter o interesse na história que está sendo contada. Nossa ferramenta, que ainda está na fase de testes, é super completa e permite uma série de configurações aos editores para fornecer a melhor experiência de audiobook para os consumidores”, afirma Ricardo Wright, gerente de parcerias de Notícias e Publicações do Google, em nota.

Ouvintes já podem acessar alguns títulos clássicos de forma gratuita no aplicativo, como: Esau e Jacob, O cortiço, O crime do Padre Amaro e Viagem ao centro da Terra.

[12/12/2022 10:50:00]